Britânicos vão se desfazer de participação em gigante russa do petróleo
A petrolífera BP cedeu à pressão do governo britânico e anunciou neste domingo que vai se desfazer de sua participação na Rosneft, gigante russa da produção de petróleo. A BP é dona de quase 20% das ações da Rosneft, desde 1973...
A petrolífera BP (foto) cedeu à pressão do governo britânico e anunciou neste domingo que vai se desfazer de sua participação na Rosneft, gigante russa da produção de petróleo. A BP é dona de quase 20% das ações da Rosneft, desde 1973.
A BP avaliou sua participação na Rosneft em 14 bilhões de dólares no final de 2021. Mas os custos totais associados a esse desinvestimento podem chegar a 25 bilhões de dólares, segundo estimativas da própria companhia britânica. Quase metade das reservas de petróleo da BP estão em áreas exploradas pela Rosneft.
O presidente executivo da BP, Bernard Looney, deixou seu posto no conselho da petrolífera russa. “Estou profundamente abalado e entristecido com os fatos que se desenrolam na Ucrânia”, disse ele em um comunicado. “Eles nos levaram a reconsiderar nossa posição na Rosneft. Estou convencido de que as decisões que tomamos não são apenas corretas, mas também atendem aos interesses de longo prazo da BP.”
Este é o segundo laço entre Rússia e Reino Unido desfeito desde o início da invasão da Ucrânia. Neste sábado, o bilionário russo Roman Abramovich transferiu o controle do clube de futebol Chelsea, comprado por ele em 2003, aos diretores do seu conselho beneficente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)