Brasil se abstém de condenar anexação de regiões da Ucrânia pela Rússia
O Brasil se absteve nesta sexta-feira (30) de votar uma resolução que condenava a anexação de territórios ucranianos pela Rússia no Conselho de Segurança da ONU (foto)...
O Brasil se absteve nesta sexta-feira (30) de votar uma resolução que condenava a anexação de territórios ucranianos pela Rússia no Conselho de Segurança da ONU (foto).
Como publicamos mais cedo, Vladimir Putin anunciou formalmente hoje a anexação de quatro regiões ucranianas após “referendos” não reconhecidos por Kiev.
A resolução, proposta por EUA e Albânia, condenava os “referendos ilegais”, descritos como “violação da Carta das Nações Unidas e do direito internacional”. Os russos, porém, usaram seu poder de membro permanente do conselho para vetá-la.
O texto também pedia que a Rússia retirasse “imediata, completa e incondicionalmente todas as suas forças militares” da Ucrânia, invadida há mais de sete meses.
Submetida à votação dos 15 países-membros do Conselho de Segurança, a resolução teve, além do veto da Rússia, 10 votos a favor e 4 abstenções. Os países que se abstiveram foram Brasil, China, Índia e Gabão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)