Brasil reage ao veto dos EUA no Conselho de Segurança da ONU
O governo brasileiro lamentou que o veto dos Estados Unidos tenha impedido a aprovação de uma resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas...
O governo brasileiro lamentou que o veto dos Estados Unidos tenha impedido a aprovação de uma resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Uma nota oficial foi divulgada na tarde desta quarta-feira (18) pelo Ministério das Relações Exteriores.
Segundo o Palácio Itamaraty, o principal órgão para a manutenção da paz e da segurança internacional fica impedido de agir diante da “catastrófica crise humanitária” provocada pela guerra.
“O Brasil considera urgente que a comunidade internacional estabeleça um cessar-fogo e retome o processo de paz”, destaca trecho do texto.
A diplomacia brasileira diz que seguirá buscando construir acordos que aliviem a situação humanitária e contribuam para a realização da solução de dois Estados, com um Estado Palestino economicamente viável, convivendo em paz e segurança com Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.
Os Estados Unidos vetaram nesta quarta-feira, em reunião do Conselho de Segurança, a resolução proposta pelo Brasil sobre a resposta de Israel aos ataques terroristas do Hamas.
“Os Estados Unidos estão decepcionados que essa resolução não menciona o direito de Israel de autodefesa”, afirmou a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield.
O Hamas e Israel estão em guerra desde sábado (7) após o grupo terrorista iniciar ataques com cinco mil mísseis contra o território israelense.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)