Brasil assume presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU
O embaixador do Brasil nas Nações Unidas, Roberto Costa Filho (foto), assumiu, nesta sexta-feira (1º), a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU...
O embaixador do Brasil nas Nações Unidas, Roberto Costa Filho (foto), assumiu, nesta sexta-feira (1º), a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU. Ele presidirá o órgão pelo mês de julho, como determina a Carta das Nações Unidas.
Em entrevista coletiva, o embaixador destacou, como objetivos de seu mandado, a busca pela “paz e segurança” e viabilizar um“diálogo franco”.
O Conselho de Segurança da ONU passa por um desgaste de imagem excepcional desde o início da invasão em escala nacional da Rússia na Ucrânia, em fevereiro deste ano, por conta de sua ineficiência em responder à afronta à soberania ucraniana.
Como determina a Carta das Nações Unidas, o Conselho de Segurança, que tem poder de sancionar e, até mesmo, aprovar intervenção militar, não pode agir em nenhuma circunstância se houver veto de qualquer um de seus cinco membros permanentes, dentre eles a Rússia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)