Bolsonaro e Macri têm que falar sobre o Mercosul
Para cumprir o propósito de privilegiar acordos bilaterais, o presidente Jair Bolsonaro deverá antes combinar com Maurício Macri que rumo dar ao Mercosul...
Para cumprir o propósito de privilegiar acordos bilaterais, o presidente Jair Bolsonaro deverá antes combinar com Maurício Macri que rumo dar ao Mercosul.
O bloco está na pauta de reunião entre os ministros de Brasil e Argentina amanhã, durante a visita do presidente argentino. Diplomatas acreditam que bloco traz vantagens ao país, especialmente na venda de manufaturados e investimentos entre os países membros.
Mas autoridades do Itamaraty não sabem, por enquanto, se deverão concluir acordos já em negociação do Mercosul com União Europeia, Nafta, Canadá e Coreia do Sul, por exemplo.
Uma possibilidade é conversar com Argentina, Uruguai e Paraguai uma maior flexibilização das regras para negociações individuais.
Outra solução em discussão é fazer o Mercosul retornar à sua “vocação original” de liberalizar o comércio dentro do bloco, com simplificação de regras tarifárias, convergência regulatória, eliminação das barreiras internas e desburocratização.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)