Boeing 787-9 da Latam: caixas-pretas apreendidas após acidente
Investigação internacional sobre incidente com Boeing 787-9 da Latam que deixou 50 feridos. Detalhes sobre quedas abruptas, gravações de cabine e segurança aérea discutidas no artigo.
Nesta terça-feira, a Comissão de Investigação de Acidentes de Transporte (TAIC) da Nova Zelândia anunciou que apreendeu o gravador de voz da cabine e o gravador de dados de voo do Boeing 787-9 da companhia aérea Latam, após um incidente que deixou cerca de 50 pessoas feridas.
Na segunda-feira, a tripulação e os passageiros do voo Sydney-Auckland relataram que o avião passou por uma queda abrupta enquanto estava em altitude de cruzeiro. O Boeing estava ocupado por 263 passageiros e uma crew de nove tripulantes.
Investigação do Incidente Aéreo
O investigador de acidentes da Nova Zelândia informou que as autoridades chilenas, país de origem da Latam, iniciaram uma investigação sobre o ocorrido e estão colaborando nas investigações. Segundo o porta-voz da TAIC, como o incidente ocorreu em espaço aéreo internacional, é de responsabilidade da Direção Geral de Aeronáutica Civil chilena conduzir o inquérito.
No processo de colheita de evidências, o TAIC apreendeu os gravadores de voz e de dados de voo da cabine, também conhecidos como “caixas-pretas”. Esses dispositivos podem fornecer informações cruciais sobre a trajetória de voo e as comunicações entre os pilotos antes e durante o incidente.
Debate Sobre Gravações de Cabine
A Autoridade de Aviação Civil da Nova Zelândia também se disponibilizou a ajudar na investigação, se necessário. Nesse contexto, surgiram novas discussões na indústria da aviação sobre a duração das gravações de cabine. Este assunto tornou-se relevante após o incidente com o jato Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines em janeiro, que perdeu um painel durante um voo e os dados de seu gravador de voz foram substituídos.
Por enquanto, a causa da mudança repentina na trajetória do voo de Sydney-Auckland não foi explicada. Especialistas em segurança aérea frisam que a maioria dos acidentes aéreos é causada por uma combinação de fatores que devem ser cuidadosamente investigados.
A Latam, por sua vez, disse que contribuirá com as autoridades competentes em qualquer investigação relacionada ao forte abalo durante o voo, mas ainda não se pronunciou sobre a entrega das caixas-pretas à TAIC.
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