Blinken visita Lithuânia e reafirma compromisso “sacrossanto” dos EUA com países da Otan
Em visita à Lithuânia nesta segunda-feira (7), o secretário de Estado americano, Anthony Blinken (foto), garantiu o apoio da Otan ao país diante de um eventual ataque russo. Blinken visita hoje os três estados bálticos. Letônia, Lithuânia e Estônia foram repúblicas soviéticas e são membros da Otan....
Em visita à Lithuânia nesta segunda-feira (7), o secretário de Estado americano, Anthony Blinken (foto), garantiu o apoio da Otan ao país, diante de um eventual ataque russo.
Blinken visita hoje os três estados bálticos. Letônia, Lithuânia e Estônia foram repúblicas soviéticas e são membros da aliança militar.
“Estamos reforçando nossa defesa compartilhada para que nós e nossos aliados estejamos preparados”, disse ele, após encontro com o presidente da Lithuânia, Gitanas Nauseda. “Vamos defender cada centímetro do território da Otan se for atacado. Ninguém deve duvidar de nossa prontidão, ninguém deve duvidar de nossa determinação”.
Segundo o secretário de Estado, o pacto dos Estados Unidos com a Otan é “sacrossanto”.
Nauseda afirmou que a Rússia representa uma ameaça à segurança da Europa.
“A agressão imprudente da Rússia contra a Ucrânia prova mais uma vez que é uma ameaça de longo prazo à segurança europeia, a segurança de nossa aliança.”
Blinken anunciou o envio de 400 soldados americanos para a Lithuânia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)