Blinken: “última oportunidade” para cessar-fogo em Gaza
Secretário de Estado dos EUA intensifica esforços diplomáticos para garantir acordo em meio à escalada de violência
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou nesta segunda-feira, 19, que a atual iniciativa diplomática para alcançar um cessar-fogo em Gaza pode ser “provavelmente a melhor, talvez a última oportunidade”. Blinken pediu a todas as partes envolvidas que levem o acordo até o fim.
As negociações, que já se arrastam há meses, continuam nesta semana no Cairo, após uma rodada de conversas em Doha na semana anterior. Blinken está determinado a garantir um avanço até o final da semana, após os EUA apresentarem novas propostas que os mediadores acreditam poder fechar as lacunas entre as partes em conflito.
“Este é um momento decisivo, a melhor chance de levar os reféns para casa, obter um cessar-fogo e trilhar um caminho para uma paz e segurança duradouras”, disse Blinken antes de seu encontro com o presidente israelense, Isaac Herzog.
As tentativas de cessar-fogo, mediadas por Catar, EUA e Egito, têm enfrentado dificuldades, e a violência permanece em Gaza. Horas após a chegada de Blinken, o Hamas acusou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de “frustrar os esforços dos mediadores”.
A urgência por um acordo cresce em meio a temores de escalada regional, especialmente após o Irã ameaçar retaliar contra Israel pelo assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã.
Blinken também alertou sobre os riscos de uma nova escalada e enfatizou a importância de evitar provocações que possam comprometer o processo de paz. A guerra, iniciada em 7 de outubro, já resultou em milhares de mortes e a destruição em grande parte de Gaza.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)