Big techs abusam de poder e devem ser divididas, diz relatório da Câmara dos EUA
Uma comissão da Câmara dos Deputados dos EUA divulgou na terça-feira (6) um relatório que condena as empresas 'Big Tech' - Amazon, Apple, Google e Facebook - por terem abusado de seu poder, e recomenda legislação para obrigar as empresas a dividirem suas linhas de negócios...
Uma subcomissão da Câmara dos Deputados dos EUA divulgou na terça-feira (6) um relatório que condena as empresas ‘Big Tech’ – Amazon, Apple, Google e Facebook – por terem abusado de seu poder, e recomenda legislação para obrigar as empresas a dividirem suas linhas de negócios.
A subcomissão antitruste é parte da Comissão do Judiciário, que fiscaliza o trabalho dos tribunais e das agências federais de aplicação da lei.
Diz trecho do relatório: “Ao controlarem acesso aos mercados, essas gigantes podem escolher vencedores e perdedores por toda a nossa economia. Elas não somente exercem tremendo poder, mas também abusam dele ao cobrar taxas exorbitantes, impor termos contratuais opressivos, e extrair dados valiosos das pessoas e empresas que confiam nelas”.
O relatório sugere pôr fim a essas práticas por meio de nova legislação antitruste — por exemplo, forçando as empresas a se reestruturarem de modo a não usarem sua força em uma área para prejudicar rivais em outra. As linhas de negócios devem ser divididas e mantidas por administrações separadas, ou mesmo vendidas.
Como todas as comissões da Câmara dos Deputados atualmente, a subcomissão antitruste tem maioria de oposição: oito deputados democratas e cinco republicanos. Os republicanos não apoiaram as recomendações do relatório.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)