Biden só está “alerta” seis horas por dia
Segundo matéria do portal americano Axios, a instabilidade de Biden não é novidade para os que trabalham na Casa Branca
O presidente Joe Biden mostrou uma performance desastrosa durante o debate contra Donald Trump na última quinta, 27. O político de 81 anos lutou para articular seus pensamentos, parecendo frequentemente confuso e perdido.
Segundo matéria do portal americano Axios, a instabilidade de Biden não é novidade para os que trabalham na Casa Branca. Assessores têm gerenciado meticulosamente aspectos como seu horário de sono, uso de sapatos ortopédicos, caminhadas até o helicóptero Marine One e a subida a bordo do Air Force One.
Internamente, muitos assessores já observaram lapsos de memória em Biden. Geralmente, ignoram essas falhas, pois veem “alerta” na maioria das vezes. No último debate, os esforços da Casa Branca para mostrar Biden em um bom momento foram insuficientes, e a América não acredita mais que ele seja um presidente capaz de servir até 2029, quando teria 86 anos.
A hora do dia é importante para saber qual das duas versões de Biden aparecerá. Das 10h às 16h, Biden está alerta, e muitos de seus eventos públicos diante das câmeras são realizados dentro desse intervalo de tempo. Fora desse período ou durante viagens ao exterior, Biden é mais propenso a ter falhas verbais e se cansar, disseram assessores à Axios.
No debate contra Trump, Biden frequentemente parecia perdido, com respostas sem sentido e uma voz rouca. Alguns assessores de campanha mantiveram a calma na sexta-feira, 28, enquadrando o debate como apenas uma noite ruim da qual se recuperariam. Outros assessores de Biden, doadores e democratas ficaram profundamente abalados. Trump e outros republicanos questionaram publicamente sua aptidão para o cargo.
Além das dúvidas sobre se Biden pode vencer Trump novamente, assessores consultados na matéria expressaram preocupações sobre se o presidente poderá cumprir suas funções durante mais um mandato de quatro anos.
Biden reconheceu que teve um desempenho ruim e se retratou como um sobrevivente que se recupera. “Eu não ando tão fácil quanto costumava, não falo tão naturalmente quanto costumava, não debato tão bem quanto costumava,” disse o presidente americano em meio aos aplausos da multidão em Raleigh, Carolina do Norte. “Mas eu sei como dizer a verdade. Eu sei o que é certo e errado. E eu sei como fazer este trabalho, eu sei como fazer as coisas acontecerem.”
O debate de 90 minutos de quinta-feira começou às 21 horas. Após o debate, as câmeras da CNN capturaram a primeira-dama Jill Biden ajudando seu marido a descer alguns degraus perto do pódio.
O porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, disse à Axios que “há um Joe Biden, que trabalha arduamente lutando por famílias como aquela em que cresceu em Scranton, e que, devido à sua determinação, experiência e decência, continua alcançando resultados sem precedentes para elas.”
Biden luta contra revolta democrata após debate (oantagonista.com.br)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)