Biden se aproxima da Casa Branca; Trump recorre aos advogados
Por volta das 22h de hoje (no horário de Brasília), o cenário era este: Biden se aproximando da Casa Branca, enquanto a campanha de Trump anunciava recursos judiciais...
Por volta das 22h de hoje (no horário de Brasília), o cenário era este: Biden se aproximando da Casa Branca, enquanto a campanha de Trump anunciava recursos judiciais.
Biden teve duas vitórias de enorme importância na tarde desta quarta-feira (4): venceu o Wisconsin e depois o Michigan, faturando 26 votos no Colégio Eleitoral. Mais importante: como é um jogo de soma zero, ele também tirou 26 votos de Trump.
Trump venceu nesses dois estados em 2016.
Por volta das 22h de hoje, Biden somava 253 votos no Colégio Eleitoral, dos 270 necessários para vencer. Já Trump estava 40 votos atrás, somando 213.
Para chegar à Casa Branca, Biden precisaria apenas de mais um estado: a Pensilvânia, que vale 20 votos e também foi vencida por Trump na eleição passada. Mas até a noite de hoje os resultados ainda estavam em aberto. Trump liderava na apuração, por uma pequena margem.
Sem a Pensilvânia, Biden ainda tinha outra avenida para a vitória: conquistar o Arizona (a AP já projetou o triunfo do democrata) e Nevada, que juntos valem os exatos 17 votos necessários para Biden vencer. Se o democrata levar em ambos, os resultados dos ‘swing states’ restantes, todos na Costa Leste, são irrelevantes.
Estavam abertas as corridas eleitorais na Geórgia, na Carolina do Norte e na Pensilvânia, como já lembramos.
Finalmente, havia ainda outro estado em aberto: o Alaska, onde Trump liderava com grande maioria e é praticamente certo que vença. O Alaska, contudo, não pode salvar Trump, porque vale apenas 3 votos.
Enquanto os votos eram contados, os advogados de Trump entravam com processos judiciais.
A campanha do presidente pediu à Suprema Corte para derrubar uma decisão que permitiu à Pensilvânia receber até sexta-feira (6) cédulas de votação enviadas pelo correio.
Também pediu para pausar a contagem de votos na Geórgia.
E vai pedir recontagem no Wisconsin. O anúncio desse processo foi feito antes de sair o resultado para Biden.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)