Biden promete trazer de volta ‘qualquer americano’ que queira voltar do Afeganistão
Pressionado pelo caos no Afeganistão depois da retomada do poder pelo Talibã, Joe Biden fez nesta sexta-feira (20) um discurso na Casa Branca em que prometeu trazer de volta para os EUA "qualquer americano" que queira voltar do país...
Pressionado pelo caos no Afeganistão depois da retomada do poder pelo Talibã, Joe Biden fez nesta sexta-feira (20) um discurso na Casa Branca em que prometeu trazer de volta para os EUA “qualquer americano” que queira voltar do país.
Ao lado de sua vice, Kamala Harris, e do secretário de Estado, Antony Blinken, o presidente também disse que não abandonará os afegãos que trabalharam para os americanos durante a guerra —e, agora, correm especial risco de vida com o poder nas mãos dos talibãs.
“É uma das maiores e mais difíceis operações de transporte aéreo da história”, alegou Biden, que disse ter retomado o controle do aeroporto da capital, Cabul, com cerca de 6.000 soldados.
O presidente afirmou ainda ter retirado mais de 18 mil pessoas do Afeganistão desde julho e voltou a prometer que a operação de resgate continuará até que os EUA concluam a saída de suas tropas, o que está previsto para o final deste mês.
Em discurso anterior, Biden já havia acenado com a possibilidade de manter soldados além dessa data —o pronunciamento de hoje foi o segundo sobre o Afeganistão em uma semana.
“Não posso prometer qual será o resultado final —nem que não haverá perdas. Mas, como comandante-em-chefe, posso assegurar que vou mobilizar todos os recursos necessários”, acrescentou o presidente.
Leia também: Resumo da fala de Biden: ele dá uma banana para o Afeganistão
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)