Biden: “De que diabos Trump estava falando?”
Biden reagiu a primeiro discurso de Trump pós-atentado; fala do republicano por unidade foi padrão entre candidatos e presidentes
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ainda em sua campanha à reeleição, debochou do discurso que Donald Trump fez na convenção nacional do Partido Republicano, na quinta-feira, 18 de julho, a primeira declaração pública do ex-mandatário desde o atentado a tiro que quase o matou.
Cumprindo isolamento em sua residência pessoal em Delaware desde quarta, 17, após testar positivo para covid-19, Biden escreveu em seu perfil no X nesta sexta, 19: “Estou preso em casa com covid, então tive a infelicidade de assistir ao discurso de Donald Trump ao RNC. Do que diabos ele estava falando?”.
O democrata então compartilhou uma série de vídeos com trechos da fala de Trump e criticou, ou mesmo ridicularizou em alguns casos, o seu rival nas eleições de 5 de novembro.
A fio conta com dez postagens. Algumas, de fato, têm críticas, ou seja, apresentam argumentos baseados em fatos ou análises.
Por exemplo, no primeiro tuíte, Biden diz: “Vamos começar com isso. Donald disse que ‘fez um ótimo trabalho’ com covid. Pessoal, esse é o mesmo cara que nos disse para injetar água sanitária enquanto mais de um milhão de americanos morriam”.
Em outro, ele escreve: “Ele [Trump] disse que acabaria com a inflação, mas até o Wall Street Journal publicou um artigo concordando: o Projeto 2025 de Trump causaria ainda mais inflação. Meu plano econômico é reduzir custos e inflação”.
O Projeto 2025 é um programa de governo que envolve desde políticas imediatas de início de mandato à toda a reformulação do Poder Executivo e da burocracia nos Estados Unidos. Críticos afirmam que o programa, iniciativa de um think tank republicano, ameaça o equilíbrio entre os Três Poderes — Trump tem negado relação com a iniciativa.
Leia também: Trump não mudou nada, nem vai mudar
Por outro lado, a maioria das publicações envolvem alfinetadas, sem conteúdo, ou mesmo deboches que não contribuem ao debate público.
Biden ridicularizou o trecho do discurso de Trump em que o republicano faz uma brincadeira prestando homenagem a Hannibal Lecter, um serial killer canibal da cultura pop americana, primeiro interpretado e imortalizado pelo ator Anthony Hopkins, um britânico, no filme O Silêncio dos Inocentes, de 1991.
“Ele [Trump] elogiou Hannibal Lecter. Donald, Hannibal Lecter não é real. E ele é um canibal”, disse Biden, o atual presidente dos Estados Unidos, o homem mais poderoso do mundo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)