Baixa participação marca eleições no Irã
Eleições parlamentares no Irã marcadas por baixa participação, primeira desde protestos por Mahsa Amini.
As eleições para o parlamento iraniano e para o importante órgão clerical, que tiveram lugar na sexta-feira, foram marcadas por uma baixa participação, segundo relatórios não oficiais. Estas foram as primeiras eleições realizadas após os amplos protestos desencadeados pela morte em custódia policial de Mahsa Amini, uma iraniana de etnia curda, em setembro de 2022.
Resultado das eleições está sendo apurado
Começou no Irã a contagem de votos das eleições parlamentares e para a Assembléia dos Especialistas. Esta última é o órgão encarregado de selecionar e supervisionar a figura mais poderosa do país, o líder supremo, que guia a nação em questões como liberdades sociais e economia.
Número baixo de participação
Mais de 61.2 milhões de iranianos estavam habilitados para votar. Apesar do pedido do líder supremo Ayatollah Ali Khamenei para que as pessoas votassem, muitos iranianos estavam indecisos sobre participar ou não do processo. As eleições anteriores, realizadas em 2020 no ápice da pandemia de Covid-19, tiveram uma participação de 42.57% – oficialmente a menor desde a Revolução Islãmica de 1979.
Resultados podem ser anunciados em breve
Com os votos sendo contados manualmente, o resultado final deve levar algum tempo para ser anunciado. Alguns resultados iniciais já foram divulgados, sendo que aproximadamente 50 dos 290 assentos parlamentares já foram declarados por alguns conselhos de cidade. Acredita-se que os resultados finais serão conhecidos amanhã.
Crise econômica e restrições sociais
O Irã tem sido duramente atingido por sanções internacionais, uma crise econômica, ampla adversidade e agitação violenta. Alguns analistas sugerem que um baixo comparecimento nas urnas seria um sinal de desencanto com a política, após muitos funcionários do país pedirem aos eleitores para irem às urnas.
O Líder Supremo, que foi o primeiro a votar, fez seu voto dizendo “vote o mais depressa possível, os olhos dos amigos e inimigos do Irã estão nos resultados”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)