Autoridades dos EUA dizem que grupo pró-Ucrânia sabotou gasodutos russos
Informações de inteligência analisadas por autoridades dos Estados Unidos indicam que um grupo pró-Ucrânia seria o autor do ataque aos gasodutos Nord Stream, que ligam a Rússia à Europa Ocidental...
Informações de inteligência analisadas por autoridades dos Estados Unidos indicam que um grupo pró-Ucrânia seria o autor do ataque aos gasodutos Nord Stream, que ligam a Rússia à Europa Ocidental.
Segundo reportagem publicada nesta terça (7) no New York Times, não há evidências para relacionar o governo ucraniano ou o presidente Volodymyr Zelensky ao ataque.
A revisão das informações, no entanto, sugere que os autores pertenceriam a um grupo contrário a Moscou, sem especificar quem seriam os membros ou quem teria financiado a operação.
“Algumas especulações iniciais dos EUA e da Europa culpavam a Rússia pelo ataque, devido às suas proezas em operações submarinas, embora não esteja claro qual motivação o Kremlin teria para sabotar os oleodutos, uma vez que eles têm sido uma importante fonte de receita e um meio para Moscou exercer influência sobre a Europa”, afirmou o jornal.
“Autoridades dos EUA dizem que não encontraram nenhuma evidência de envolvimento do governo russo no ataque”, acrescentou a publicação.
Funcionários que revisaram as informações da inteligência acreditam que os sabotadores eram cidadãos ucranianos ou russos, ou os dois.
Autoridades da Suécia e da Dinamarca afirmaram, no ano passado, que foram encontrados vestígios de explosivos ao redor dos gasodutos Nord Stream 1 e 2, confirmando que houve “sabotagem”.
Para o Kremlin, as investigações foram “montadas” para culpar a Rússia pelos danos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)