Autoridade Palestina proíbe Al Jazeera
A transmissão dos programas da Al Jazeera foi suspensa por ordem na quarta-feira, 1 de dezembro, informou a agência de notícias palestina Wafa
A Autoridade Palestina, que governa a Cisjordânia, proibiu temporariamente a emissora estatal do Qatar, Al-Jazeera, de transmitir nos territórios palestinos.
A transmissão dos programas da Al Jazeera foi suspensa por ordem na quarta-feira, 1 de dezembro, informou a agência de notícias palestina Wafa.
A autoridade autônoma do presidente palestino, Mahmoud Abbas, justificou a medida com a disseminação de “conteúdo inflamatório e relatórios caracterizados por desinformação, incitamento, incitamento e interferência nos assuntos internos da Palestina”.
Foi decidido “congelar todas as atividades da emissora e do seu escritório na Palestina”, informou Wafa. A proibição também inclui a suspensão temporária do trabalho de “todos os jornalistas, funcionários, equipas e canais afiliados até que o seu estatuto jurídico seja esclarecido, uma vez que a Al-Jazeera viola as leis e regulamentos em vigor na Palestina”.
Um funcionário da Al Jazeera contactado pela AFP confirmou que o escritório do canal em Ramallah recebeu uma ordem de suspensão na quarta-feira, 1.
Imagens posteriormente transmitidas pela Al Jazeera mostraram oficiais de segurança palestinos entrando no escritório do canal em Ramallah e entregando as ordens. No entanto, a emissora inicialmente não comentou o assunto.
Hamas
O grupo terrorista islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza, e o seu grupo terrorista palestino aliado Jihad Islâmica condenaram veementemente a medida. O Hamas apelou ao governo da Cisjordânia para “reverter imediatamente” a decisão.
As tensões entre a Al Jazeera e o partido secular Fatah de Abbas aumentaram nas últimas semanas depois que o canal com sede em Doha relatou confrontos violentos entre as forças de segurança palestinas e palestinos armados em Jenin.
No início de dezembro ocorreu uma grande ofensiva das forças de segurança palestinas na cidade, que é considerada um reduto do Hamas islâmico e de outras organizações terroristas.
Onze pessoas foram mortas em combates ferozes entre militantes palestinos e as forças de segurança palestinas, incluindo as forças de segurança e um comandante da Jihad Palestina.
Hamas e Fatah
O Hamas arrancou o poder em Gaza ao Fatah numa revolta sangrenta. Desde então, este último governou apenas a Autoridade Palestiniana na Cisjordânia. No entanto, está a perdendo cada vez mais o controle em muitas cidades porque tem pouco apoio entre a população, a maioria da qual apoia o Hamas
A Al-Jazeera também está agora proibida de transmitir em muitos outros estados árabes, bem como em Israel. O Ministro das Comunicações de Israel, Shlomo Karhi, descreveu a estação como “um porta-voz do terrorismo a serviço do Hamas”. A emissora rejeita as acusações.
Leia também: Seis ‘jornalistas’ da Al-Jazeera em Gaza são terroristas, dizem FDI
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)