Austrália aperta regras de visto para estudantes
Descubra como as novas regras de visto para estudantes na Austrália impactam o mercado imobiliário e a migração.
A Austrália está prestes a impor regulamentações mais estritas para vistos de estudantes estrangeiros e graduados. A partir deste sábado, os requisitos de proficiência em inglês serão elevados, ampliando o poder do governo de suspender instituições de ensino que recrutam estudantes internacionais repetidamente violando as regras estabelecidas.
Um Esforço para Ajustar o Sistema Migratório
Clare O’Neil, Ministro do Interior, expressou, “As ações deste fim de semana visam reduzir os níveis de migração enquanto cumprimos nossos compromissos na estratégia migratória para corrigir o sistema quebrado que herdamos.” Essa jogada, segundo ele, é vital para lidar com os desafios atuais.
A implementação de um novo “teste de estudante genuíno” visa, especificamente, combater estudantes internacionais que visam a Austrália primariamente para trabalhar. Adicionalmente, a imposição de condições de “sem mais permanência” se tornará mais frequente em vistos de visitante.
Consequências de Regulamentações Anteriores
Estas medidas chegam após uma série de ações no ano anterior, destinadas a eliminar concessões da era COVID-19 por governos anteriores, incluindo horas de trabalho irrestritas para estudantes internacionais. Antecipava-se que estas mudanças poderiam reduzir pela metade a entrada migratória em dois anos.
Após o impacto do COVID-19 e o controle restrito das fronteiras, a Austrália aumentou seus números anuais de migração em 2022 para auxiliar empresas no recrutamento de pessoal para preencher lacunas deixadas pela pandemia. Contudo, a súbita onda de trabalhadores e estudantes estrangeiros intensificou a pressão sobre um mercado de aluguel já saturado.
Recordes Migratórios e Efeitos no Mercado Imobiliário
Dados recentes divulgados pelo Australian Bureau of Statistics revelam que a migração líquida subiu 60% para um recorde de 548,800 no ano até 30 de setembro de 2023, exacerbando desafios em um mercado habitacional tenso. Estudantes da Índia, China e Filipinas impulsionam essa migração recordista, expandindo a oferta de mão de obra e contendo pressões salariais, mas agravam os problemas de um mercado de aluguel com baixíssimas vagas e custos de construção elevados, restrigindo a nova oferta de moradias.
Queda Recente na Migração
O’Neil mencionou que, desde setembro, as ações do governo levaram a um declínio nos níveis de migração, com uma redução de 35% nas concessões de vistos para estudantes internacionais comparado ao ano anterior. Isso reflete os esforços contínuos para ajustar as políticas migratórias e seu impacto associado no país.
As reformas introduzidas apontam para um futuro de migração mais controlada, buscando um equilíbrio entre o acolhimento de talentos internacionais e a manutenção da qualidade de vida para todos na Austrália. As implicações destas políticas revelam-se cruciais tanto para os setores educativo quanto imobiliário, trazendo à tona debates sobre a melhor forma de gerir a migração nesta nova era.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)