Aumento significativo no ritmo do avanço russo na Ucrânia
“As forças armadas russas avançaram significativamente mais rápido recentemente do que em todo o ano de 2023”, escreve o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW)
Segundo analistas, as tropas russas estão avançando na Ucrânia mais rapidamente do que em qualquer momento desde o início da guerra.
Na semana passada, a Rússia ganhou 235 quilômetros quadrados de terreno, informa o grupo de comunicação social russo independente Agentstwo. Até agora, 600 quilômetros quadrados foram adicionados em novembro.
De acordo com as suas próprias informações, o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) também identificou um ritmo mais acelerado dos militares russos. “As forças armadas russas avançaram significativamente mais rápido recentemente do que em todo o ano de 2023”, escreve o think tank dos EUA no seu último relatório de situação.
Citando dados geolocalizados e bloggers militares russos, o Instituto afirma que os avanços foram registrados particularmente no Oblast de Donetsk, no leste da Ucrânia. Assim, isto se deveu em grande parte à “exploração táctica dos pontos fracos nas linhas ucranianas”.
Rússia se recusa a congelar o conflito
De acordo com o serviço de inteligência estrangeiro, a Rússia rejeita terminantemente o simples congelamento do conflito na Ucrânia.
A liderança em Moscou precisa de uma “paz sólida e de longo prazo” que resolva as principais causas da crise, afirma o chefe dos serviços de inteligência, Sergei Naryshkin.
Serviço secreto checo alerta Otan
O chefe do serviço de segurança e informação checo, Michal Koudelka, alertou os aliados ocidentais da Otan contra um maior fortalecimento da Rússia.
Concessões significativas da Ucrânia para acabar com a guerra apenas encorajariam o Kremlin a cometer novas agressões, disse Koudelka ao meio de comunicação norte-americano Bloomberg.
Koudelka observou que a República Checa é também um “alvo” da guerra híbrida da Rússia, que se concentra principalmente na espionagem, ataques cibernéticos e campanhas de desinformação.
Rússia relata captura de aldeia em Kharkiv
Segundo o governo de Moscou, as tropas russas tomaram a aldeia de Kopanki, na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia. Isto é relatado pela agência de notícias estatal russa Interfax, citando o Ministério da Defesa.
Além disso, três drones ucranianos foram interceptados perto da central nuclear de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia. A usina nuclear ficou sob controle russo poucos dias após o início da invasão em grande escala e foi atacada várias vezes. Todos os seis reatores da usina nuclear foram desligados desde setembro de 2022.
Leia também: Sabotagens e ataques: a guerra híbrida da Rússia contra a Europa
Leia mais: Ameaça nuclear de Putin e o sentido da política para o Ocidente
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)