Atletas olímpicos israelenses recebem ameaça de morte
15 atletas e suas equipes receberam ameaças de morte idênticas por e-mail, alertando-os de que seriam mortos se chegassem à França. O e-mail ameaçava repetir a ação de Munique 1972 e dizia aos atletas “Preparem-se para a intifada!”
Os atletas olímpicos israelenses que participarão do evento Paris 2024 receberam ameaças de morte, mensagens de ódio e críticas online nos últimos dias, informou a mídia israelense e estrangeira no sábado, 20 de julho.
Segundo o jornal The Jerusalem Post, muitos atletas também receberam ligações de números estrangeiros. Na quinta e sexta-feira, 15 atletas e suas equipes receberam ameaças de morte idênticas por e-mail, alertando-os de que seriam mortos se chegassem à França.
O e-mail anônimo dizia que o remetente pretendia prejudicar “qualquer presença israelense nas Olimpíadas” e dizia que se algum delegado israelense comparecesse, seria prejudicado.
O e-mail ameaçava repetir a ação de Munique 1972 e dizia aos atletas “Preparem-se para a intifada!”
Durante as Olimpíadas de Munique de 1972, 11 israelenses foram assassinados pelo grupo terrorista palestino Setembro Negro.
A presidente do Comitê Olímpico de Israel, Yael Arad, disse: “Ficou claro para nós que essas ameaças aconteceriam. Nós nos preparamos para isso. Instruímos os atletas sobre como agir quando isso acontecer e tivemos muitas conversas e reuniões sobre o assunto”, relatou.
Shin Bet em Paris
A equipe olímpica israelense desembarcou em Paris e foi recebida por uma equipe de alta segurança.
A publicação britânica The Telegraph anunciou em exclusivo no sábado, 20, que Israel enviaria agentes armados da Shin Bet (Agência de Segurança de Israel) a Paris para se preparar para a maior operação de segurança de todos os tempos para atletas israelenses nos Jogos Olímpicos.
O Ministro da Cultura e do Esporte de Israel, Miki Zohar, disse ao The Telegraph: “Sabemos que há ameaças [contra a equipe], mas não queremos falar sobre isso”. No entanto, ele continuou dizendo que os preparativos de segurança para os Jogos começaram há um ano e que o orçamento de segurança da equipe foi duplicado para compensar o aumento das ameaças contra judeus e israelenses como resultado da guerra Israel-Hamas.
Oitenta e oito atletas israelenses participarão dos jogos. Todos receberão detalhes de segurança do Shin Bet. “Fazemos o possível para que os atletas se sintam livres, mas também seguros e sem medo. Não queremos que eles notem muito os seguranças”, disse ele.
Leia também: Extrema-esquerda boicota atletas israelenses nas Olimpíadas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)