Assessora acusa premiê da Hungria de fazer discurso nazista e renuncia
Uma assessora direta do premiê da Hungria, Viktor Orbán, renunciou após o premiê se manifestar publicamente contra a Europa se tornar um povo "mestiço". Zsuzsa Hegedus, que conhece Orbán (foto) há duas décadas, chamou...
Uma assessora direta do premiê da Hungria, Viktor Orbán, renunciou após o premiê se manifestar publicamente contra a Europa se tornar um povo “mestiço”. Zsuzsa Hegedus, que conhece Orbán (foto) há duas décadas, chamou o texto lido por ele de “puramente nazista”, segundo a imprensa do país.
O discurso ocorreu no último sábado (23), em uma região da Romênia que tem uma grande comunidade húngara. O premiê afirmou que os povos europeus deveriam ser livres para se misturar uns com os outros, mas que a mistura com não-europeus criava um “mundo mestiço”. “Estamos dispostos a nos misturar uns com os outros, mas não queremos nos tornar mestiços”, disse.
O Comitê Internacional de Auschwitz, formado por sobreviventes do Holocausto, afirmou que o discurso de Orbán é “estúpido e perigoso”. O governo húngaro, por sua vez, afirmou que a imprensa deturpou a fala do premiê.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)