Assassinato brutal de chefe da máfia na Grécia acende alerta para onda de violência
Vangelis Zambounis, uma figura poderosa na criminalidade grega, foi cruelmente assassinado, aumentando temores de...
Um assassinato ao estilo da máfia em um posto de gasolina em Atenas, no sul da Grécia, chamou a atenção para a brutalidade do submundo do crime grego. Vangelis Zambounis, uma figura poderosa na criminalidade grega, foi cruelmente assassinado, aumentando temores de uma crescente violência da máfia no país. O grupo de Zambounis era suspeito de liderar uma rede de extorsão e estar envolvido no contrabando de cigarros e combustíveis.
O ataque a Zambounis
Em um vídeo de vigilância que circulou poucas horas após o assassinato cometido na madrugada de domingo, é possível ver um homem, presumivelmente Zambounis, entrando em sua BMW blindada estacionada do lado externo de um posto de gasolina de sua propriedade localizado em Neos Kosmos, região de Atenas. Logo depois, outro veículo, um Lexus com placas falsas roubado na Itália meses atrás, estaciona atrás da BMW.
Dois homens saem do Lexus. Um deles, vestindo preto e com o rosto coberto por uma balaclava, se aproxima do BMW e dispara um fuzil de assalto AK-47 na janela do motorista a curta distância, pausando apenas para recarregar a arma. O atirador, então, saca uma pistola de seu casaco, abre a porta do veículo e atira novamente na vítima. Enquanto isso, um segundo homem dispara várias vezes também com um Kalashnikov no veículo do outro lado. Ambos fogem no Lexus.
Investigação e Speculação
O carro usado na fuga foi encontrado queimado nos arredores de Atenas. A brutalidade do assassinato gerou atenção considerável na Grécia, especialmente porque foi capturado por câmeras de segurança e exibido na televisão grega logo em seguida. Dois policiais foram presos no dia seguinte por violarem a confidencialidade oficial e vazarem as imagens para a mídia.
Relatos gregos estão recheados de especulações sobre os motivos do assassinato de Zambounis. Uma teoria é de que o ato tenha sido uma retaliação pelo assassinato de Vassilis Roubetis, rival da máfia, em junho de 2023. Outra teoria atribui o crime às tensões contínuas entre contrabandistas de produtos de tabaco do país e criminosos estrangeiros que importam cigarros baratos da Ucrânia.
Um passado violento
As autoridades locais informaram que um fuzil Kalashnikov foi encontrado no porta-malas do carro de Zambounis, e que ele tinha uma pistola na cintura. Zambounis é conhecido por ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 2018, quando seu possível assassino tentou disparar contra o carro de Zambounis, mas a arma falhou.
De acordo com o jornal grego Kathimerini, mais de 20 assassinatos por contrato foram cometidos desde 2017 na Grécia entre gangues envolvidas em extorsão e outras atividades criminosas.
Com o aumento da brutalidade e violência do submundo do crime, a Grécia enfrenta agora um novo desafio de segurança pública, enquanto busca os assassinos de Vangelis Zambounis.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)