Assange convida rei Charles III a visitar prisão
O hacker australiano e fundador do WikiLeaks Julian Assange (foto) enviou neste sábado (6) uma carta ao rei Charles III pedindo para que ele o visite na prisão...
O hacker australiano e fundador do WikiLeaks Julian Assange (foto) enviou neste sábado (6) uma carta ao rei Charles III pedindo para que ele o visite na prisão de segurança máxima em Belmarsh, onde está detido há mais de quatro anos.
“Na coroação do meu senhor, achei apropriado endereçar-lhe um convite sincero para comemorar essa ocasião importante e visitar o seu próprio reino dentro de um reino: a Prisão de Sua Majestade Belmarsh”, escreveu. Esse é o primeiro documento divulgado desde a detenção de Assange no estabelecimento prisional.
Publicada na plataforma Declassified UK, Assange descreve em tom sarcástico sua rotina na prisão, que está “localizada no prestigioso endereço de One Western Way, Londres, a um pulo do Old Royal Naval College, em Greenwich”.
“Que delícia deve ser ter um estabelecimento tão estimado com o seu nome”, ironizou. “Como prisioneiro político, mantido a critério de Vossa Majestade em nome de um soberano estrangeiro envergonhado, sinto-me honrado em residir dentro dos muros desta instituição de classe mundial. O seu reino não tem limites”.
Como mostramos, o presidente Lula criticou mais cedo a prisão de Assange. Depois de acompanhar a cerimônia de coroação do rei Charles III, em Londres, o petista disse que “é uma vergonha que um jornalista que denunciou as falcatruas de um Estado contra outro esteja preso, condenado a morrer em uma cadeia”.
No ano passado, o governo britânico aprovou a extradição do australiano para os Estados Unidos — ele é acusado de espionagem após a divulgação de dados confidenciais do país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)