Arábia Saudita abre primeira loja de álcool após 70 anos
A clientela será limitada a pessoal diplomático, que por muitos anos importaram bebidas em pacotes oficiais lacrados...
A clientela será limitada a pessoal diplomático, que por muitos anos importaram bebidas em pacotes oficiais lacrados conhecidos como sacolas diplomáticas. O anúncio foi anunciado pelos oficiais sauditas como uma medida para combater o “comércio ilícito de álcool”, de acordo com informações da BBC.
A proibição é lei desde 1952, depois que um dos filhos do Rei Abdulaziz bêbado atirou e matou um diplomata britânico. A nova loja estará localizada na Zona Diplomática Oeste de Riad, de acordo com um documento visto pelas agências de notícias AFP e Reuters.
Limitações Impostas à Nova Loja
A inauguração da loja é esperada para as próximas semanas, no entanto, haverá limitações. Os embaixadores sedentos precisariam se registrar com antecedência e receber a aprovação do governo. Ninguém com menos de 21 anos será permitido na loja e um “traje adequado” é necessário o tempo todo dentro da loja.
Os bebedores não poderão enviar um substituto, como um motorista, e limitações mensais serão impostas. No entanto, de acordo com o documento visto pela AFP, essas não serão particularmente rigorosas. Os clientes serão limitados a 240 “pontos” de álcool por mês.
Novo Regime Regulatório em Consideração
As autoridades estão considerando um “novo regime regulatório” que também permitiria que “quantidades específicas” de álcool fossem trazidas pelos diplomatas para “colocar um fim às trocas descontroladas dessas mercadorias”. Durante anos, a equipe diplomática teve de usar suas “bolsas”, que não podem ser violadas pelas autoridades do país anfitrião, para trazer quantidades limitadas de álcool.
Vale a pena Notar
Ao passo que o álcool se tornará parte da vida em Riad, os bebedores seriam sábios em prestar atenção em onde consomem e como se comportam após o consumo. Sob a atual lei saudita, as penalidades pelo consumo ou posse de álcool podem incluir multas, prisão, chicotadas públicas e deportação para estrangeiros não autorizados.
As medidas são as mais recentes de uma série de iniciativas conhecidas como “Visão 2030” para liberalizar a sociedade saudita sob o príncipe herdeiro e de facto governante do país, Mohammed bin Salman.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)