Após vitória eleitoral, premiê da Escócia promete novo referendo sobre independência
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, prometeu avançar com um novo referendo sobre a independência do Reino Unido depois que seu Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla em inglês) venceu as eleições para o Parlamento...
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, prometeu avançar com um novo referendo sobre a independência do Reino Unido depois que seu Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla em inglês) venceu as eleições, registra o Estadão.
O SNP elegeu 64 deputados, um a menos que o necessário para a maioria absoluta no Parlamento escocês, que tem 129 cadeiras. Mas, com as 8 cadeiras do Partido Verde, também pró-separação, há maioria a favor da independência.
Segundo Sturgeon, não há “justificativa democrática” para que o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, bloqueie um novo referendo. Johnson, por sua vez, parabenizou a primeira-ministra e a convidou para uma reunião para tratar de “desafios comuns”, como a recuperação após a pandemia.
No referendo feito em 2014, a maior parte dos escoceses (55,3%) votou por continuar no Reino Unido. Dois anos depois, porém, o país votou por sair da União Europeia —o Brexit—, embora a maioria na Escócia quisesse ficar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)