“Apenas a AfD pode salvar a Alemanha”, escreve Elon Musk
No contexto do atual período eleitoral na Alemanha, Musk se manifestou em sua plataforma social, X, afirmando: "Apenas a AfD pode salvar a Alemanha"
O empresário e conselheiro de Donald Trump, Elon Musk, reiterou sua aliança com a Alternativa para a Alemanha (AfD) – partido classificado como extremista de direita em três estados alemães pelo serviço de proteção constitucional – o que gerou uma onda de críticas entre parlamentares de outros partidos da Alemanha.
No contexto do atual período eleitoral na Alemanha, Musk se manifestou em sua plataforma social, X, afirmando: “Apenas a AfD pode salvar a Alemanha.”
A declaração de Musk foi uma resposta ao post da influenciadora Naomi Seibt, próxima à AfD, que havia criticado Friedrich Merz, candidato à chancelaria pela CDU (União Democrata-Cristã) por se distanciar das políticas libertárias defendidas por Musk e pelo presidente argentino Javier Milei.
A reação dos representantes do governo alemão e da política europeia não tardou. O deputado Axel Schäfer, do SPD (Partido Social-Democrata), descreveu os comentários de Musk como “totalmente inaceitáveis”:
“Pedimos que não haja interferência em nossa campanha eleitoral. Estamos próximos dos americanos, mas neste momento é necessário coragem diante de um amigo. Não aceitamos intromissões em nosso processo democrático”, afirmou Schäfer.
“Democracia liberal regida por regras”,
O parlamentar enfatizou que a Alemanha representa uma “democracia liberal regida por regras”, contrastando com a visão que atribui a Musk de promover um estado autoritário, dominado por interesses bilionários.
Por sua vez, Dennis Radtke, líder da CDU e membro do Parlamento Europeu, expressou preocupações sobre o papel de Musk como uma “ameaça à democracia no Ocidente”. Ele argumentou que Musk transformou o X em um veículo para desinformação e ressaltou a necessidade de ações preventivas por parte da UE e da Alemanha para proteger a democracia.
A resposta do governo federal à postura de Musk foi cautelosa. A porta-voz adjunta do governo, Christiane Hoffmann, comentou que a administração tomou conhecimento das declarações do empresário e reafirmou o compromisso com a liberdade de expressão na plataforma X.
“Sim, você está absolutamente certo”
Alice Weidel, co-líder da AfD e candidata principal do partido, respondeu positivamente ao apoio de Musk em sua conta no X.
Ela afirmou: “Sim, você está absolutamente certo” e criticou a ex-chanceler Angela Merkel por supostamente ter arruinado o país e denunciou a União Europeia como uma entidade prejudicial à economia alemã.
Segunda maior força política
As pesquisas atuais indicam que a AfD alcança cerca de 18% das intenções de voto, posicionando-se como a segunda maior força política após a União (CDU/CSU), que tem aproximadamente 31%. Entretanto, todos os partidos representados no Bundestag excluem qualquer possibilidade de formar uma coalizão com a AfD.
Leia mais: Queda de ministro e eleições antecipadas na Alemanha
Leia também: Memórias de Angela Merkel lideram vendas na Alemanha
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)