Alerta de sabotagem no abastecimento de água preocupa cidade alemã
Moradores foram orientados a ferver a água antes do consumo devido a possível contaminação.
As autoridades alemãs emitiram um alerta para os residentes de Mechernich, uma cidade localizada no estado de Renânia do Norte-Vestfália, após a descoberta de uma possível sabotagem no sistema de abastecimento de água local. A medida foi tomada nesta quinta-feira, 15, quando um buraco foi encontrado na cerca que protege o reservatório de água, que também atende a uma base militar nas proximidades.
Embora os primeiros testes não tenham detectado contaminação química ou biológica, as autoridades locais recomendaram que os moradores, cerca de 10 mil pessoas, fervam a água antes de consumi-la ou usá-la para lavar alimentos e utensílios domésticos. “Devido ao acesso não autorizado ao sistema de água potável de Mechernich, pode ter havido uma contaminação que coloca em risco a saúde”, afirmou um comunicado divulgado pela administração da cidade.
O incidente ocorre em meio a uma série de preocupações crescentes sobre a segurança de infraestruturas críticas na Alemanha. Recentemente, outro caso de sabotagem foi relatado perto da base militar de Colônia-Wahn, também na Renânia do Norte-Vestfália, onde uma anomalia foi detectada nos valores da água após uma violação semelhante na cerca de proteção.
Esses eventos levaram a um aumento nas patrulhas de segurança em instalações de abastecimento de água e outras infraestruturas críticas. O ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, destacou a necessidade de vigilância constante diante dessas ameaças, que têm sido associadas a tensões geopolíticas, especialmente envolvendo a Rússia.
As investigações continuam, e as autoridades permanecem em alerta máximo, temendo que tais incidentes possam ser parte de uma estratégia maior de desestabilização. Enquanto isso, a população de Mechernich deve seguir as orientações de segurança até que os testes finais confirmem a total segurança da água.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)