Alemanha investiga espionagem russa
Alemanha investiga suposta espionagem russa e discussão para envio de armas à Ucrânia. Oficiais alemães e possíveis planos militares colocados em xeque. Entenda a gravidade e a abrangência do caso!
A Alemanha anunciou que está conduzindo investigação sobre alegações de que um telefonema entre oficiais alemães foi secretamente gravado. Os oficiais discutiam, supostamente, o possível envio de armas para a Ucrânia e a possibilidade de um ataque de Kiev a uma ponte na Crimeia.
As informações vieram a público através do canal no Telegram de Margarita Simonyan, jornalista russa e chefe do Russia Today.
Um porta-voz do Ministério da Defesa alemão, ao ser questionado sobre a questão, confirmou que o Escritório Federal de Contrainteligência Militar está investigando o episódio. Ele admitiu que a gravação possa ter sofrido alterações.
Necessidade de esclarecimento
Durante visita a Roma, o chanceler alemão Olaf Scholz se pronunciou sobre o caso, denominado por ele como “muito sério”, e ressaltou que o mesmo está sendo analisado “com muito cuidado, intensidade e rapidez”.
Conteúdo da gravação
Segundo Simonyan, a gravação de 38 minutos – que a Reuters ouviu, mas não conseguiu confirmar sua autenticidade de maneira independente – revela os oficiais alemães numa conversa sobre o possível envio de mísseis de cruzeiro Taurus para Kiev, ideia que Scholz tem rejeitado publicamente até então. Os oficiais também estariam discutindo sobre o treinamento de soldados ucranianos e possíveis alvos militares.
Scholz afirmou que o possível vazamento era “muito sério” e que o mesmo está sendo minuciosamente investigado. A Rússia não comentou sobre as alegações de possível espionagem.
Reação russa
O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, na última sexta-feira declarou pelas redes sociais: “Exigimos uma explicação da Alemanha”, sem entrar em detalhes sobre suas preocupações específicas. No sábado, ele comentou sobre os “planos astutos da Bundeswehr (forças armadas alemãs), que se tornaram aparentes devido à publicação dessa gravação de áudio.”
Roderich Kiesewetter, membro do Parlamento alemão, ao analisar as informações contidas na gravação, disse que as considera autênticas. Ele enfatizou que é claro que a Rússia está usando a espionagem como parte da guerra, e que espera que mais informações tenham sido interceptadas e vazadas a fim de influenciar decisões e manipular pessoas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)