Alemanha autoriza venda de mísseis para Arábia Saudita
A Alemanha autoriza envio de mísseis para Arábia Saudita...
O governo da Alemanha autorizou a exportação de mísseis ar-ar para a Arábia Saudita, nesta quarta-feira, 10. A decisão marca uma mudança de postura em relação à venda de armas para o reino saudita.
As informações foram divulgadas pelo jornal alemão Der Spiegel. Em seguida, o porta-voz do Ministério da Economia alemão, Korbinian Hebestreit, confirmou a decisão do governo local.
Mísseis podem ser usados em ataques aéreos
De acordo com Hebestreit, os mísseis, do tipo Iris-T, foram fabricados pelo grupo alemão Diehl Defense. Eles podem, nas palavras do representante alemão, “ser disparados de aeronaves contra alvos aéreos, isto é, mísseis, drones e assim por diante”. A autorização para a exportação foi concedida no final do ano passado.
Mudança de política em relação à Arábia Saudita
Essa decisão indica uma mudança na política alemã em relação às exportações de armas para a Arábia Saudita, especialmente em um contexto em que o país desempenha um papel de destaque na região, em meio a conflitos em Gaza e no Iêmen. Em 2018, a Alemanha proibiu a exportação de armas para a Arábia Saudita, após o assassinato do jornalista dissidente Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul.
Os partidos políticos que compõem o governo alemão – os social-democratas, os verdes e os liberais – assinaram um acordo de coalizão comprometendo-se a não aprovar exportações para países envolvidos na guerra no Iêmen, entre eles a Arábia Saudita. No entanto, a posição de Berlim sofreu algumas alterações, com o governo alemão elogiando a “abordagem construtiva” da Arábia Saudita no conflito entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)