AIEA faz novo alerta sobre risco de acidente radioativo na Ucrânia
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) fez um novo alerta nesta sexta-feira (9) sobre o aumento do risco de um acidente radioativo na usina de Zaporizhzhia. A central nuclear, que é a maior da Europa, tem sido alvo de disparos feitos por russos e ucranianos, que se acusam mutuamente pelos ataques...
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) fez um novo alerta nesta sexta-feira (9) sobre o aumento do risco de um acidente radioativo na usina de Zaporizhzhia. A central nuclear, que é a maior da Europa, tem sido alvo de disparos feitos por russos e ucranianos, que se acusam mutuamente pelos ataques.
Segundo o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi (foto), disparos de artilharia destruíram hoje parte da usina termelétrica que fornece energia para a cidade de Enerhodar, onde fica Zaporizhzhia. Os bombardeios deixaram a região sem luz e sem serviços básicos, como água e esgoto.
A AIEA também afirmou que o único reator ainda em funcionamento na central nuclear de Zaporizhzhia corre o risco de ser desligado.
Desde o final de agosto, a usina está desligada da rede nacional e o único reator em operação é responsável por manter os sistemas internos funcionando.
Na terça-feira (6), em relatório apresentado ao Conselho de Segurança da ONU, a AIEA afirmou que a situação na usina de Zaporizhzhia é “insustentável” e defendeu a implementação imediata de uma zona de segurança ao redor da central nuclear.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)