Agressor de Rushdie acusado de terrorismo em nome do Hezbollah
Dois anos após o ataque com faca ao conhecido escritor Salman Rushdie, o criminoso foi acusado de terrorismo
Dois anos após o ataque com faca ao conhecido escritor Salman Rushdie, o criminoso foi acusado de terrorismo.
Com a tentativa de homicídio em agosto de 2022, Hadi Matar cometeu “um ato de terrorismo em nome do Hezbollah”, disse o ministro da Justiça, Merrick Garland, na quarta-feira, 24 de julho. Esta é a primeira vez que os EUA ligam diretamente a milícia apoiada pelo Irã no Líbano ao ataque a Rushdie.
Hadi Matar, de 26 anos, foi acusado de tentativa de homicídio pelo estado americano de Nova York poucos dias após o ataque ao escritor. Agora ele foi indiciado por um júri por mais três acusações adicionais, incluindo tentativa de obter material para apoiar uma organização terrorista estrangeira.
Hadi Matar esfaqueou Rushdie pelo menos dez vezes no ataque em Chautauqua, Nova York, em 12 de agosto de 2022. O autor ficou gravemente ferido e desde então está cego de um olho.
Rushdie tem sido repetidamente vítima de ameaças e tentativas de assassinato desde que publicou o romance “Os Versos Satânicos” em 1988. O governo iraniano descreveu o livro como uma blasfêmia. O então líder espiritual do Irã, aiatolá Khomeini, emitiu uma fatwa em 1989 pedindo a morte do escritor.
O réu tentou “executar a fatwa defendida pelo Hezbollah que exigia a morte de Salman Rushdie”, disse o diretor do FBI, Christopher Wray. O Departamento de Justiça dos EUA também disse que entre setembro de 2020 e o verão de 2022, Matar tentou apoiar o Hezbollah assassinando Rushdie.
Hadi Matar também é acusado de participar num ato terrorista transfronteiriço e de fornecer apoio significativo aos terroristas.
Quem é Salman Rushdie?
Ahmed Salman Rushdie é um ensaísta e autor de ficção britânico de origem muçulmana indiana. Cresceu em Mumbai e estudou na Inglaterra, onde se formou no King’s College, Universidade de Cambridge.
Esfaqueado em 2022 nos Estados Unidos, o escritor britânico perdeu a visão em um olho e os movimentos de uma das mãos, entre outras sequelas graves: “Os ferimentos eram profundos. Ele perdeu a visão de um olho… Ele teve três ferimentos graves no pescoço. Uma das mãos ficou sem os movimentos porque os nervos do braço foram cortados. E tem aproximadamente 15 outros ferimentos no peito e torso. Foi um ataque brutal. Não posso revelar nenhuma informação sobre seu paradeiro. Vai sobreviver. Isto é o mais importante”, noticiava um jornal após o atentado.
O principal suspeito, Hadi Matar, americano de origem libanesa de 24 anos, foi detido no local do ataque. Ele se declarou inocente durante uma audiência ainda em agosto em um tribunal de Mayville, Nova York.
O ataque provocou uma grande comoção no Ocidente, mas foi celebrado por extremistas em países de maioria muçulmana como Irã e Paquistão. O escritor é perseguido há 33 anos por uma fatwa do líder supremo iraniano que o condena à morte por causa do seu livro.
Em 2023, o escritor lançou o livro “Faca” no qual aborda o atentado sofrido e faz um balanço não só do episódio e suas consequências, mas, também, da vida.
Leia mais: “Allahu Akbar ”: o grito macabro que amedronta o mundo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)