Agentes de inteligência franceses são presos por conexão com protestos no Irã
O ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, afirmou, nesta quarta-feira (16), que vários agentes da inteligência francesa foram presos por conexão com os protestos no país...
O ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, afirmou, nesta quarta-feira (16), que vários agentes da inteligência francesa foram presos por conexão com os protestos no país.
Teerã acusa os países do Ocidente de incentivarem a onda de manifestações que tomou conta do país após a morte da jovem curda Mahsa Amini, detida pela polícia moral por supostamente usar “trajes impróprios.”
“Pessoas de outras nacionalidades foram presas nos tumultos, algumas das quais desempenharam um papel importante. Havia elementos da agência de inteligência francesa e eles serão tratados de acordo com a lei”, disse Vahidi a uma TV estatal iraniana.
Na semana passada, a ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, afirmou que sete cidadãos franceses foram detidos no Irã.
Mais cedo, após o encontro com líderes do G20 na Indonésia, o presidente francês Emmanuel Macron disse que o Irã está sendo cada vez mais agressivo e pediu respeito aos cidadãos franceses.
“Vejo uma agressividade crescente do Irã em relação a nós com sua inaceitável tomada de reféns e uma agressividade regional com atos extremamente agressivos nos últimos dias em solo iraquiano”, disse Macron.
“Peço ao Irã que retorne à calma e ao espírito de cooperação. Peço que respeite a estabilidade regional e também os cidadãos franceses”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)