Agência Europeia de Medicamentos libera uso de remédio anti-Covid da Pfizer
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) liberou nesta quinta (16) o uso do Paxlovid, remédio desenvolvido pela Pfizer contra a Covid, em determinadas situações...
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) liberou nesta quinta (16) o uso do Paxlovid, remédio desenvolvido pela Pfizer contra a Covid, em determinadas situações.
Diz texto publicado no site da EMA:
“O medicamento, que ainda não foi autorizado na UE, pode ser usado para tratar adultos com COVID-19 que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progredir para doença grave. O Paxlovid deve ser administrado assim que possível após o diagnóstico de COVID-19 e dentro de 5 dias após o início dos sintomas. As duas substâncias ativas do medicamento, PF-07321332 e ritonavir, que estão disponíveis em comprimidos separados, devem ser tomados em conjunto duas vezes por dia durante 5 dias”.
A EMA publicou a orientação “para apoiar as autoridades nacionais que podem decidir sobre a possível utilização precoce do medicamento antes da autorização de mercado, por exemplo, em configurações de uso emergencial, à luz do aumento das taxas de infecção e mortes causadas pela COVID-19 em toda a UE [União Europeia]”.
Segundo o comunicado da EMA, dados mostraram que o Paxlovid reduziu o risco de hospitalização e morte quando o tratamento começou até cinco dias após o início dos sintomas.
Cerca de 1% dos pacientes (6 em 607) que tomaram Paxlovid nos cinco dias após o início dos sintomas foram hospitalizados 28 dias após o início do tratamento, em comparação com 6,7% dos pacientes (41 em 612) que receberam placebo. Nenhum dos pacientes no grupo do Paxlovid morreu, em comparação com 10 pacientes no grupo placebo.
O Paxlovid não pode ser ser utilizado com alguns outros medicamentos. Também não deve ser utilizado em pessoas com função renal ou hepática gravemente reduzida. Também não é recomendado seu uso por gestantes.
Leia mais:
Pfizer pede à FDA autorização para uso emergencial de pílula contra Covid
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)