Abbas lamenta “martírio” do chefe do Hamas: “Grande líder nacional”
Líder da Autoridade Palestina, que se reuniu com Lula na sede da ONU, manifestou suas condolências em razão da morte de Yahya Sinwar
Mahmoud Abbas (foto), líder da Autoridade Palestina que no final de setembro se encontrou com Lula na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, manifestou suas condolências em razão do “martírio” de Yahya Sinwar, líder máximo do Hamas e idealizador do massacre de 7 de outubro.
A Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que controla a Autoridade Palestina, emitiu um comunicado na sexta-feira, 18, em que chamou Sinwar de “grande líder nacional”.
“O Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) expressa suas condolências ao povo palestino e a todas as facções nacionais pelo martírio do grande líder nacional Yahya Sinwar, chefe político do Hamas”, diz o comunicado.
A OLP é controlada pelo Fatah, partido do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
O encontro de Lula com o ‘duas caras’
Lula se encontrou com o líder da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em 25 de setembro. A equipe do petista classificou o encontro como “rápido e caloroso”.
“Encontrei-me na ONU com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. É a primeira vez que eles participam como observadores da Assembleia-Geral da ONU. Manifestei minha solidariedade pelo sofrimento de mulheres e crianças palestinas com a violência e a necessidade de um cessar-fogo imediato”, escreveu Lula no Instagram.
Sediada em Ramallah, na Cisjordânia, e controlada pelo Fatah, partido de Abbas, a Autoridade Palestina tem se apresentado como alternativa para assumir o governo da Faixa de Gaza em um plano pós-guerra.
Como mostrou a revista Crusoé, o presidente da Autoridade Palestina tem duas caras. Uma delas usa para falar com o Ocidente e dizer que o Hamas, além de não representar os palestinos, é culpado pela continuação da guerra na Faixa de Gaza.
Com a segunda, muito mais autêntica, Abbas conclama os palestinos para praticarem a violência e festejar seus mártires.
No Papo Antagonista desta sexta-feira, 18, Felipe Moura Brasil e Duda Teixeira entrevistaram André Lajst, presidente-executivo da StandWithUs Brasil, que comentou a eliminação de Yahya Sinwar, líder do Hamas. Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)