A reação de Biden à vitória de Trump em Iowa
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), reconheceu nesta terça-feira, 16, que Donald Trump é o favorito entre os republicanos para disputar a Casa Branca em 2024...
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), reconheceu nesta terça-feira, 16, que Donald Trump é o favorito entre os republicanos para disputar a Casa Branca em 2024.
A declaração foi dada após a divulgação dos primeiros resultados das primárias do Partido Republicano no estado de Iowa.
“Parece que Donald Trump acabou de ganhar em Iowa. Ele é o claro favorito do outro lado neste momento”, escreveu Biden, provável candidato à reeleição pelo Partido Democrata, na rede social X, antigo Twitter.
“Mas o problema é o seguinte: esta eleição sempre seria você [eleitor] e eu contra os republicanos extremistas do Maga [sigla para Make America Great Again, slogan do ex-presidente]”, acrescentou.
A vitória sem precedentes de Trump
Como mostrou O Antagonista, Trump conseguiu uma vitória sem precedentes nas primárias republicanas em Iowa, com margem de 30 pontos percentuais sobre o segundo colocado.
O ex-presidente dos EUA conquistou 51% dos votos, enquanto o governador da Flórida, Ron DeSantis, ficou em segundo lugar, com 21%. Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul, ficou em terceiro, com 19%.
Esta foi a primeira votação da pré-campanha republicana para as eleições presidenciais de novembro.
As primárias de Iowa
Desde 1972, Iowa realiza as primeiras eleições primárias do Partido Republicano, o que confere ao estado um status de “trampolim” para as campanhas. Um bom desempenho em Iowa pode impulsionar a candidatura, atraindo mídia e doações, enquanto um resultado ruim pode ser devastador.
O estado é palco para definir a narrativa da corrida. Um candidato inesperado que se sai bem pode criar a imagem de um azarão em ascensão, enquanto um fracasso de um favorito pode mudar a percepção de viabilidade da sua campanha.
Como funcionam as primárias nos EUA?
Nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, os partidos políticos não escolhem seus candidatos pelos eleitores. Em vez disso, os partidos usam um processo de primárias para selecionar seus candidatos.
No caso de Iowa, os eleitores votaram em um caucus, convenção de eleitores para votar em seus candidatos favoritos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)