A operação da Rússia para monitorar (e manipular) o mundo
2.800 políticos, empresários, jornalistas e influenciadores em 81 países: entenda a operação da Rússia para manipular a Europa
Ao investigar a operação de manipulação dos serviços russos na América para as eleições presidenciais de 2024, o FBI descobriu uma série de documentos internos da administração russa, cuja essência é uma bomba: à operação russa nos Estados Unidos junta-se outra, paralela, para enfraquecer os aliados dos americanos, em particular para manipular políticos, empresários, jornalistas e outros influenciadores na Alemanha, França, Itália
O governo dos Estados Unidos já indiciou dois cidadãos russos e apreendeu mais de 30 domínios de Internet relacionados com uma campanha para influenciar as eleições americanas, através de uma série de domínios falsos (incluindo o Washington Post e a Fox News), a criação de contas falsas e bot, e uma rede de canais Telegram.
Propaganda pró-Russia, anti-Ucrânia e antiocidental
Como já se sabe em parte, há, em torno da “Agência de Design Social”, um projeto de engenharia pró-Rússia, anti-Ucrânia e antiocidental, que atua sob as ordens diretas do vice-chefe da equipe do ditador russo Vladimir Putin, Sergey Kiriyenko.
A campanha, que se chama Doppelganger é conduzida por duas entidades, Structura e SDA que atuam sob a direção e controle de Kiriyenko e, segundo o FBI, «diz respeito à criação de sites falsos que imitam sites legítimos os meios de comunicação.
Doppelganger coloca conteúdo nesses sites falsos que promovem narrativas específicas para promover os objetivos do governo russo, como influenciar o eleitorado dos EUA, visando públicos específicos nos EUA e em outros lugares.
Para evitar a detecção, o Doppelganger criou domínios sofisticados de ciberespeculação (que incluem domínios de assunto) que parecem ser sites de meios de comunicação legítimos, como Fox News, The Washington Post , Forward, entre outros.” E também dos italianos La Stampa e La Repubblica.
Influência na Europa
Os documentos do FBI estabelecem agora que a Agência de Design Social – com a sua complexa rede de estratégias – age também na Europa.
Documentos indicam que a campanha teria como alvo específico a Inglaterra, a Alemanha e a Itália e teria inicialmente dois sites de notícias: em inglês e em alemão.
Os documentos revelam ainda que a Rússia, através da SDA, “monitoriza e recolhe extensivamente informações sobre um grande número de organizações de comunicação social e influenciadores das redes sociais. Um documento revelou uma lista de mais de 2.800 pessoas em diversas plataformas de mídia social, como Twitter, Facebook e Telegram, abrangendo 81 países.
A SDA identificou influenciadores, incluindo apresentadores de televisão e rádio, políticos, blogueiros, jornalistas com mais de 60 mil seguidores, empresários, professores, analistas de think tanks, veteranos, professores e comediantes. Ao se referir a políticos, a lista frequentemente menciona qual estado e/ou partido político dos EUA eles representam e a posição que ocupam no Congresso.”
Os influenciadores baseados nos EUA representaram aproximadamente 21% das contas monitoradas pela SDA. Uma grande parte são europeus – mesmo que o FBI obviamente não os liste.
Numa outra lista encontrada pelo FBI (e não tornada pública) há também uma lista feita pela Rússia de mais de 1.900 “anti-influenciadores”, contas que publicam conteúdos que a SDA considera contrários aos objetivos russos.
As contas baseadas nos EUA representavam 26% do total de contas monitoradas pela SDA. Os restantes são de 52 outros países.
Revelações da Meta
A Meta, empresa de Zuckerberg, revelou aos investigadores do FBI que «artigos doppelganger apareciam frequentemente na RRN (outra rede criada pelos russos para manipular as percepções europeias) depois de serem publicados em domínios de cybersquat:
“Por exemplo, o mesmo artigo sobre Bucha foi publicado no mesmo dia em inglês no site falsificado do Guardian, em italiano no site falsificado da ANSA e em alemão no site falsificado da Spiegel. Também apareceu em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol e chinês na RRN.” Quase impossível calcular sua viralização.
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