A China acusa o SpaceX de Elon Musk de ameaçar a segurança global
Descubra como a SpaceX de Elon Musk é acusada pela China de ameaçar a segurança global com satélites de espionagem.
No dia 18 de março em Pequim, a mídia estatal e militar da China acusou os Estados Unidos de ameaçar a segurança global. Essa acusação surge dias após um relatório da Reuters revelar que a SpaceX, de Elon Musk, estava construindo centenas de satélites de espionagem para uma agência de inteligência dos EUA.
Acusações contra os Estados Unidos e a SpaceX
Uma conta de mídia social controlada pelo Exército de Libertação Popular (PLA) da China disse que o programa da SpaceX expôs a “desfaçatez e os duplos padrões” de Washington ao acusar empresas de tecnologia chinesas de ameaçar a segurança dos EUA.
“Instamos as empresas dos EUA a não ajudarem um vilão a agir de forma maligna”, postou Junzhengping, uma conta operada pelo PLA, na plataforma de mídia social Weibo no domingo. A conta tem 1,1 milhão de seguidores.
“Todos os países do mundo devem estar alerta e se proteger contra novas e ainda maiores ameaças de segurança criadas pelo governo dos EUA”, disse a postagem.
Repercussão na China
O chefe editor da Aerospace Knowledge, revista supervisionada pelo Partido Comunista, afirmou em entrevista que o projeto do satélite da SpaceX representa “um desafio à segurança e estabilidade globais”.
“Nossos estudos mostram que a alta exposição dos EUA ao reconhecimento de inteligência em países ou regiões de interesse inevitavelmente fará com que alguns problemas quentes se tornem mais sensíveis ou até mesmo se agravem”, disse Wang Yanan ao The Global Times, jornal controlado pelo estado chinês.
Reação à reportagem da Reuters
Em resposta à matéria da Reuters, a NRO (sigla em inglês para Escritório Nacional de Reconhecimento) reconheceu sua missão de desenvolver sistemas de vigilância baseados no espaço, mas se recusou a comentar sobre a participação da SpaceX no projeto.
A SpaceX, maior operadora de satélites do mundo, também não deu retorno às solicitações de comentário sobre o contrato.
Planos futuros de expansão espacial da China
Pesquisadores chineses do PLA têm estudado o desdobramento de Starlink na guerra na Ucrânia e alertaram várias vezes sobre os riscos que isso traz à China. O país também anunciou planos de construir suas próprias constelações de satélite.
Space X, NRO e o Pentágono não responderam imediatamente às solicitações de comentário sobre a reação da China ao contrato.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)