Latitude#67: O chavismo em 2024 Latitude#67: O chavismo em 2024
video destaque
15.03.2024

Latitude#67: O chavismo em 2024

"A repressão aumentou com o tema da eleição. O Maduro está construindo o ambiente para ter as eleições mais sujas possíveis", diz o sociólogo venezuelano Guillermo Pérez

A repressão da ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela, tem avançado sobre os direitos humanos em 2024, em pleno ano de eleições, esperadas para o segundo semestre.

Em 9 de fevereiro, o regime prendeu a ativista Rocío San Miguel. Ela foi formalmente indiciada pela ditadura sob acusação de crimes de “traição à pátria“, “terrorismo” e “conspiração“.

Cerca de uma semana depois, em 15 de fevereiro, a ditadura deu um ultimato à Missão das Nações Unidas para os Direitos Humanos no país.

Os funcionários da missão da ONU tiveram 72 horas para deixar a Venezuela.

A repressão aumentou com o tema da eleição. O Maduro está construindo o ambiente para ter as eleições mais sujas possíveis“, diz o sociólogo venezuelano Guillermo Pérez ao podcast Latitude na edição deste sábado, 2 de março.

Ele quer criar as mesmas condições que foram criadas na Nicarágua. Colocar pessoas na prisão, perseguir organizações autônomas e criar um clima de terror entre a oposição e a população venezuelana para evitar qualquer tentativa de mudança no período“, acrescenta.

Segundo Pérez, Maduro usa essas perseguições para “reinterpretar” o Acordo de Barbados, de 2023, que garantiria eleições limpas na Venezuela.

Desde o começo deste ano, Maduro está plantando esse clima no país para que se entenda que é ele quem manda, que nenhuma tentativa vai tirá-lo do poder e que a oposição tem que aceitar o terror como norma“, afirma.

Pérez também fala sobre a relação de Lula com Maduro, o sequestro de um ex-militar dissidente do chavismo no Chile, a missão da ONU para os direitos humanos na Venezuela, e o antissemitismo de Nicolás Maduro.

O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.

O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e do site O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.

LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO

Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:

https://assine.oantagonista.com.br/

Assista ao Latitude completo abaixo:

Vídeos mais vistos

1

Bolsonaro e Gilmar voltaram à lua de mel

Imagem
0 vídeos
10.04.2024 21:20 1 minuto de leitura
2

CNJ X Lava Jato: o descaramento do sistema

Imagem
0 vídeos
15.04.2024 21:13 1 minuto de leitura
3

Lula e Lewandowski defendem mais presos que vítimas

Imagem
0 vídeos
12.04.2024 21:44 1 minuto de leitura
4

Vingança de Lula contra Moro foi adiada para o TSE?

Imagem
0 vídeos
10.04.2024 21:11 1 minuto de leitura
5

O corporativismo perdeu na Câmara desta vez

Imagem
0 vídeos
11.04.2024 20:44 1 minuto de leitura

Playlists

Antagonista Docs

Antagonista Meeting

Entrevistas

Ilha de Cultura

Latitude

Meio-Dia em Brasília

Narrativas Antagonista com Madeleine Lackso

Papo Antagonista com Felipe Moura Brasil

Ver mais playlists

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.