Sam Altman, o ex-chefão do ChatGPT, vai para a Microsoft
Sam Altman (foto), ex-CEO da OpenAI e um dos arquitetos por trás da plataforma ChatGPT, foi anunciado nesta segunda-feira, 20, como funcionário da Microsoft...
Sam Altman (foto), ex-CEO da OpenAI e um dos arquitetos por trás da plataforma ChatGPT, foi anunciado nesta segunda-feira, 20, como funcionário da Microsoft. Ele se junta a Greg Brockman, outro demitido da empresa de inteligência artificial, para liderar uma equipe dedicada ao tema dentro da gigante de informática.
“Estamos extremamente felizes em compartilhar que Sam Altman e Greg Brockman, junto com outros colegas, vão se unir à Microsoft para liderar um novo time de pesquisa avançada em IA”, escreveu Satya Nadella, o CEO da empresa, na noite deste domingo, 19.
A contratação de ambos ocorre após uma ruidosa saída de ambos do comando da OpenAI na sexta. Altman era o fundador e rosto público da empresa, considerada a mais avançada em produtos de inteligência artificial no Vale do Silício. Sob sua gestão, o ChatGPT se tornou o mais bem acabado exemplo, até o momento, de plataforma funcional baseado em sistemas de inteligência artificial. De interpretação de esenhos às construções de códigos e produção de textos, o ChatGPT tornou a empresa uma das mais visadas do planeta.
Internamente, no entanto, as coisas não pareciam muito bem. Segundo o comunicado divulgado pela companhia na sexta-feira, 17, Altman não era “consistentemente claro em suas comunicações com o conselho, minando suas responsabilidades”. “O conselho [da OpenAI] não tem confiança na habilidade de Sam Altman de continuar liderando”, acrescentou a nota. Ele foi interinamente substituído por Mira Murati, a CTO (chefe de tecnologia) da empresa.
Neste domingo, a empresa rejeitou o seu retorno ao cargo. A Microsoft, nova casa de Altman e Brockman, era uma das principais investidoras da OpenAI. Só com o anúncio da saída de Altman, a empresa fundada por Bill Gates perdeu 49 bilhões de dólares (240 bilhões de reais) em valor de mercado, que deve, ser recuperados nos próximos dias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)