O Comentarista: o que é o Hizmet?
Edson Fachin revogou a prisão do comerciante naturalizado brasileiro Ali Sipahi, mas impôs medidas que restringem sua liberdade. O governo turco acusa Sipahi de terrorismo e pede sua extradição. Sipahi deixou nesta quarta (8) a sede da Justiça Federal em São Paulo...
Edson Fachin revogou a prisão do comerciante naturalizado brasileiro Ali Sipahi, mas impôs medidas que restringem sua liberdade. O governo turco acusa Sipahi de terrorismo e pede sua extradição.
Sipahi deixou nesta quarta (8) a sede da Justiça Federal em São Paulo. Ele não pode sair de São Paulo sem autorização judicial, e terá de ficar em casa durante a noite.
O STF ainda vai julgar a extradição de Sipahi.
O empresário participa de um movimento conhecido como Hizmet. Neste artigo você vai entender do que se trata, sua importância no mundo e na Turquia, e o que o presidente Erdogan tem feito a respeito.
– O que é o Hizmet?
O movimento Gülen, também conhecido como Hizmet (da palavra turca para serviço) foi fundado pelo pastor muçulmano Fethullah Gülen, hoje com 78 anos. Ele mora nos Estados Unidos desde 1999, e teve sua cidadania turca revogada pelo governo Erdogan em 2017.
O movimento prega acesso universal à educação, bem como paz e tolerância. Seus voluntários atuam em escolas, universidades e centros culturais, e alguns têm investimentos em veículos de imprensa.
As escolas do Hizmet começaram sua expansão internacional em 1993. Nos Estados Unidos, formam hoje o maior grupo das chamadas “charter schools”, que são escolas com autonomia administrativa mas que recebem dinheiro público. São cerca de 140 escolas em 28 estados americanos, recebendo mais de US$ 2 bilhões em impostos por ano.
Este texto continua AQUI, somente para assinantes de O Antagonista+.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)