O Comentarista: Lula en français
Advogados e aliados de Lula estão em campanha internacional entre elites americanas e europeias há muito tempo...
A defesa de Lula pretende levar a um comitê da ONU as mensagens roubadas a Sergio Moro.
Segundo a Folha publicou nesta terça (25), os advogados querem mostrar que “todas as instâncias do Judiciário são pressionadas quando é seu cliente quem está nos autos”.
A coluna também publicou que “a praxe é provocar a ONU somente após esgotados todos os recursos na Justiça nacional”, mas não é bem assim.
O Comentarista mostra que advogados e aliados de Lula estão em campanha internacional entre elites americanas e europeias há muito tempo.
Começaram antes mesmo de Lula ser preso.
Confira um trecho:
– Acionando o Comitê
A defesa de Lula recorreu ao Comitê de Direitos Humanos da ONU já em julho de 2016.
A petição questionava a “privação de liberdade” representada pela ordem de condução coercitiva pela Lava Jato, ocorrida em março.
No texto, os advogados diziam que Moro era incentivado a disputar a eleição presidencial de 2018.
– ‘La chasse’
Em agosto de 2016, o PT lançou uma cartilha internacional, com o título A Caçada Judicial ao Ex-presidente Lula. Mil exemplares em francês, inglês e espanhol foram enviados aos principais jornais estrangeiros.
Nesse momento, Lula não era sequer condenado – o que só ocorreria em julho de 2017.
– A carta de Sanders
Em julho de 2018, o senador Bernie Sanders e 28 deputados federais americanos enviaram uma carta ao embaixador Sergio Amaral. O texto diz que o processo judicial envolvendo Lula foi “politizado”, o que é extraordinário, já que legisladores estrangeiros comentando um processo jurídico estão justamente politizando o caso.
Sanders é uma espécie de mistura de Plínio de Arruda com Ciro Gomes. Sua mais recente promessa de campanha é cancelar as dívidas estudantis de 45 milhões de americanos, o que custaria US$ 1,6 trilhão.
***
Este texto continua AQUI, somente para assinantes de O Antagonista+.
(saiba como assinar).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)