O Comentarista: Bolsonaro alertou
A capitalização era uma das ideias que mais interessavam a Paulo Guedes. Mas Jair Bolsonaro desde cedo avisou que não passaria junto com a reforma da Previdência. Nesta edição, O Comentarista mostra qual pode ser a saída para o modelo. Confira um trecho...
A capitalização era uma das ideias que mais interessavam a Paulo Guedes. Mas Jair Bolsonaro desde cedo avisou que não passaria junto com a reforma da Previdência. Nesta edição, O Comentarista mostra qual pode ser a saída para o modelo.
Confira um trecho:
Ninguém pode acusar Jair Bolsonaro de ter faltado com a verdade quando, no início de abril, alertou:
O presidente da República fazia referência à capitalização, um dos pontos mais polêmicos da reforma da Previdência. Na ocasião, Bolsonaro sugeriu que o modelo em que cada trabalhador contribui para a própria aposentadoria fosse votado em um “segundo turno”.
– Mito
O grande entrave, conforme escreveu Pedro Fernando Nery também em abril, viria do “mito do suicídio dos idosos chilenos“. A oposição importou do Chile a versão segundo a qual os aposentados estariam se matando mais do que os jovens. E a grande responsável por tamanha tragédia seria a capitalização adotada por Augusto Pinochet ainda nos anos 1980.
Contudo, uma taxa de suicídio maior entre idosos é um fenômeno observado em qualquer nação. É também natural que a população “envelheça” à medida em que um país se desenvolva, fazendo com que dispare o total de suicídios dos mais velhos.
Ao fim, Nery confirmou que a taxa chilena de suicídio de idosos em 2012 (quase 17 mortos para cada grupo de 100 mil) era menos da metade da cubana (36 mortos para cada grupo de 100 mil). No entanto, a oposição brasileira segue simpática a tudo o que Cuba faz.
A leitura continua AQUI, somente para assinantes de O Antagonista+.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)