Facebook arrecada R$ 106 milhões com campanha eleitoral
O Facebook já arrecadou R$ 106 milhões com a campanha eleitoral no Brasil...
O Facebook já arrecadou R$ 106 milhões com a campanha eleitoral no Brasil.
Os dados estão em relatório do próprio Facebook e dizem respeito a anúncios de 4 agosto de 2020 até o último sábado (14) na categoria “questões sociais, eleições ou política”.
A soma inclui anúncios em outras plataformas da empresa, como o Instagram.
Todos os números são estimativas parciais e podem incluir gastos em anúncios que ainda estavam ‘rodando’ (ou seja, sendo distribuídos) até sábado (14).
No período de 4 de agosto a 14 de novembro, o maior anunciante na categoria foi o WhatsApp, que também pertence ao Facebook. Foram mais de R$ 1,1 milhão em anúncios.
O segundo principal anunciante foi o TSE, com mais de R$ 734 mil em anúncios.
Em terceiro lugar, está a empresa Brasil Paralelo, que gastou cerca de R$ 727 mil.
José Sarto (PDT) é o primeiro candidato a aparecer na lista, com R$ 605 mil em gastos. Ele vai disputar o 2º turno em Fortaleza.
Em 5º lugar geral está Capitão Wagner (Pros), que vai disputar o 2º turno em Fortaleza com Sarto. Wagner investiu R$ 482 mil em anúncios no Facebook.
Célio Studart (PV) e Luizianne Lins (PT), que também foram candidatos na capital do Ceará, aparecem logo em seguida. As campanhas gastaram R$ 449 mil e R$ 381 mil respectivamente.
Em 8º lugar no ranking está Rodrigo Maroni (Pros), que foi candidato a prefeito de Porto Alegre e ficou nacionalmente famoso ao cantar uma música-tema do He-Man em debate promovido pela Rádio Gaúcha. Ele aparece com R$ 342 mil em gastos na tabela do Facebook.
Maroni é seguido por Andreza Romero (PP), a primeira candidata a vereadora a aparecer na lista. Andreza foi a segunda vereadora mais bem votada do Recife: teve 13 249 votos. Sua campanha investiu R$ 327 mil no Facebook.
Fechando o ‘top 10’ está Delegada Martha Rocha (PDT), que ficou em 3º lugar para a prefeitura do Rio. A campanha da atual deputada estadual gastou R$ 283 mil na plataforma.
Vale ainda notar, em 11º lugar, a presença de Mamãe Falei, que, com R$ 254 mil, lidera entre os candidatos a prefeito de São Paulo em termos de gastos no Facebook. No fim de outubro, ele já era o candidato na capital com maior gasto nessa plataforma.
Os gastos de Mamãe Falei no Facebook parecem ter surtido efeito. Com mais de 520 000 votos, o candidato ficou em 5º lugar e teve uma das campanhas mais eficientes, gastando R$ 1,47 por voto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)