Fake: bomba da transposição do São Francisco é desligada após troca de governo
Circulam nas redes sociais imagens de um canal sem água numa estação da transposição do Rio São Francisco, cujas bombas foram supostamente desligadas após o início do novo governo...
Circulam nas redes sociais imagens de um canal sem água numa estação da transposição do Rio São Francisco, cujas bombas foram supostamente desligadas após o início do novo governo.
Segundo o editor-chefe do Alerta Total, Jorge Serrão, que compartilhou a gravação, “vão deixar desligadas as bombas pra estragar as valas que vão trincar com o sol e sem água. Então, vão dizer que precisam consertar”, supostamente para dar dinheiro aos caminhões pipas.
A O Antagonista, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que o trecho mostrado no vídeo é referente à estrutura inicial do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), localizado no município de Jati (CE).
“Desde 26/11/2022, não há liberação de água por esse canal. A entrega de água na região ocorre apenas sob demanda da operadora estadual do Ceará, de acordo com o Plano de Gestão Empresarial da Companhia”, disse a pasta.
Em nota, o ministério também afirmou que “os conjuntos de motobombas da Estação EBI-3, do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), tiveram as atividades interrompidas para a realização de manutenção corretiva dos equipamentos.”
Segundo a pasta, as bombas vinham apresentando problemas desde setembro de 2022, quando houve paralisação dos conjuntos.
“Mesmo com a parada, os reservatórios do PISF apresentam capacidade para manter o abastecimento nas regiões atendidas”, acrescentou o ministério.
Assista:
Entenda a classificação:
Real: notícias e informações quem podem ser verificadas com documentos ou dados concretos e ostensivos
Fake: notícias ou informações, normalmente inventadas, que não correspondem a fatos e dados conhecidos
Alerta: notícias ou informações com conteúdo parcialmente verdadeiro, mas normalmente manipulado, ou sem possibilidade de comprovação por dados concretos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)