Senado estuda mudança no protocolo do VAR e vai ouvir árbitros
A Comissão de Esporte (CEsp) realizará em breve uma audiência pública para discutir o projeto de lei que propõe a criação do Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e de Áudios no futebol brasileiro.
A Comissão de Esporte (CEsp) realizará em breve uma audiência pública para discutir o projeto de lei que propõe a criação do Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e de Áudios no futebol brasileiro.
Essa iniciativa visa a promover a divulgação instantânea de vídeos e áudios do VAR.
O senador Carlos Portinho (PL-RJ), relator do projeto, foi o responsável por apresentar o requerimento para a audiência, que foi aprovado pela CEsp durante a reunião desta quarta-feira (20).
Diversas autoridades serão convidadas para participar da audiência, incluindo o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, e representantes do Ministério do Esporte e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Também serão convidados os árbitros envolvidos na partida entre Corinthians e Grêmio, ocorrida na última segunda-feira (18).
Todos os árbitros que atuaram nesse jogo foram temporariamente afastados pela CBF enquanto a entidade avalia se houve algum erro ao não marcarem um pênalti para o Grêmio nos minutos finais da partida. A marcação poderia ter dado a vitória ao Grêmio. A partida terminou empatada em 4×4.
As câmeras registraram o momento em que a bola foi desviada pela mão de um jogador do Corinthians dentro da área, o que poderia resultar em uma penalidade máxima. No entanto, o VAR acionou o árbitro de campo, Wilton Sampaio, que interpretou o lance como normal.
Além de Sampaio, os árbitros de vídeo que atuaram na partida, Emerson Ferreira, Johnny Barros de Oliveira e Michel Patrick Guimarães, também serão chamados para a audiência. O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, também estará presente.
O PL de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), estabelece a obrigatoriedade de disponibilização dos vídeos e áudios das comunicações entre os árbitros e os assistentes de vídeo para todos os veículos de comunicação que transmitirem os jogos ao vivo.
Com informações da Agência Senado
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)