Ranking dos jogadores mais “fiéis” aos seus clubes é divulgado
Estudo mostra quais jogadores são considerados os mais "fiéis" aos seus clubes, considerando o número de temporadas.
No esporte mais querido no mundo, o futebol, a fidelidade entre o jogador e o time é uma valor considerado precioso. Isso se dá principalmente quando um jogador se dedica a um único time durante toda a sua carreira, algo que é cada vez mais raro no atual universo mercadológico do futebol.
Em uma pesquisa recente, o Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) fez um ranking dos jogadores mais “fiéis” aos seus clubes em 60 ligas ao redor do globo.
- Igor Akinfeev (goleiro) – 37 anos – CSKA Moskva (RUS), com 21 temporadas
- Rizvan Utsiev (defensor) – 36 anos – Akhmat Grozny (RUS), com 19 temporadas
- Ali Khaseif (goleiro) – 36 anos -Al-Jazira Club (EAU), com 19 temporadas
- Steffen Hagen (defensor) – 37 anos – Odds BK (NOR), com 18 temporadas
- Huikang Cai (meio-campo) – 34 anos – Shanghai Port (CHI), com 18 temporadas
- Wenjun Lü (defensor) – 34 anos – Shanghai Port (CHI), com 18 temporadas
- Hisashi Jogo (atacante) – 37 anos – Avispa Fukuoka (JAP), com 18 temporadas
- Lewis Stevenson (defensor) – 36 anos – Hibernian FC (ESC), com 18 temporadas
- Toshihiro Aoyama (meio-campo) – 38 anos – Sanfrecce Hiroshima (JAP), com 17 temporadas
- Leigh Broxham (meio-campo) – 36 anos – Melbourne Victory (AUS), com 17 temporadas
A Fidelidade No Futebol Através dos Números
Segundo o levantamento, o goleiro da seleção Russa, Igor Akinfeev, foi eleito o jogador mais fiel: defendendo o CSKA Moscou há 21 anos. Surpreendentemente, o primeiro brasileiro da lista é Luiz Júnior, conhecido como Ceará, que atua como meio-campista do Al-Duhail, do Catar, há 14 temporadas.
O levantamento trouxe também que a média de idade dos dez jogadores mais longevos é alta, ultrapassando os 36 anos. Além disso, a lista possui uma prevalência de goleiros, defensores e meio-campistas em detrimento de atacantes.
A Fidelidade nas Grandes Ligas Europeias
Nas cinco grandes ligas europeias, dois alemães lideram a tabela: Thomas Müller (Bayern de Munique) e Tony Jantschke (Borussia Mönchengladbach), ambos jogando sua décima sexta temporada consecutiva em seus respectivos clubes. Para completar o pódio dos cinco grandes, temos três espanhóis: Iker Muniain e Óscar de Marcos, do Athletic Club, além de Koke Resurrección, do Atlético de Madrid.
O estudo e a divulgação desses dados são importantes para destacar a fidelidade no esporte e incentivar práticas de valorização da relação entre jogadores e seus clubes. Essa lealdade é um valor que fortalece o amor pelo futebol e inspira novas gerações de atletas comprometidos com seus respectivos clubes.
Essa dedicação de alguns jogadores demonstra que ainda existem atletas que valorizam a história e a relação com um único clube, mesmo diante de uma realidade de mercado que estimula a quebra desse vínculo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)