Pogba foi de astro do futebol para supenso por doping, o que aconteceu?
Carreira de Paul Pogba pode ser interrompida por uma suspensão de quatro anos por doping. Saiba mais sobre as consequências para o futuro do jogador e sua trajetória no futebol.
A carreira de Paul Pogba pode ter sido interrompida após uma suspensão de quatro anos por doping, deixando a sensação de que o meio-campista do Juventus de 30 anos nunca atingiu seu potencial. O ex-jogador do Manchester United, que venceu a Copa do Mundo com a França, era extremamente talentoso e parecia um craque mundial – mas nunca mostrou isso de forma consistente.
Pogba já declarou que apelará ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), mas se isso falhar, até o momento em que ele será elegível para jogar novamente – agosto de 2027 – ele terá 34 anos e estará sem clube.
O que esperar da carreira de Pogba
Portanto, será um grande desafio para um jogador que não conseguiu equivaler a 22 jogos da liga completa numa temporada desde 2018-19 se manter apto e motivado por um longo período.
Carreira brilhante, mas abaixo do esperado
O jornalista francês de futebol Julien Laurens disse no programa Euro Leagues da BBC Radio 5 Live: “Lembro-me de vê-lo aos 15 anos e ele era a melhor coisa que já vi. Ele era tão bom, um talento de uma geração, um gênio absoluto. Ele teve uma boa carreira, ganhou quatro títulos da Serie A e a Copa do Mundo. É uma carreira realmente boa. Mas ele era tão bom que achei que não havia limites.
E agora, Pogba?
Pogba foi suspenso provisoriamente em setembro após um teste de drogas feito após o jogo de abertura da temporada que encontrou níveis elevados de testosterona em seu sistema. Na quinta-feira, o tribunal nacional antidoping da Itália (Nado) confirmou a suspensão de quatro anos, que retrocede a 20 de agosto de 2023, quando ele falhou no teste.
Pogba disse que o veredicto foi “incorreto” e ele “nunca conscientemente ou deliberadamente” se doparia. Ele confirmou que apelará e acrescentou “quando estiver livre de restrições legais, a história completa se tornará clara”.
Banimento pode marcar o fim
Laurens disse: “Acho que quatro anos fazem [terminar sua carreira]. Ele tem quase 31. Você adiciona quatro anos a isso. Por 18 meses ele mal tem jogado por causa da lesão. Então não são apenas quatro anos sem futebol, são quase seis anos.
“Não tenho certeza que ele queira, aos 35 anos, estar pronto para ir novamente. Acho que é assim que terminará se este banimento for mantido. Se for dois anos, há uma chance aos 33 anos que alguém lhe dê um último contrato.”
Expectativas não correspondidas
Por maioria das métricas, Pogba teve uma carreira extremamente bem-sucedida. Ele começou sua carreira no Manchester United antes de se mudar para a Juventus, onde venceu a Serie A em cada uma de suas primeiras quatro temporadas no clube – incluindo dois doubles.
Ele então retornou ao United por um recorde mundial de £89m em 2016. Em sua primeira temporada no United, ele venceu a Liga Europa e a Copa da Inglaterra. Pogba, que ganhou 91 tacas pela França, então ajudou Les Bleus a conquistar a glória da Copa do Mundo de 2018, marcando um gol na final, enquanto venciam a Croácia por 4-2 na Rússia.
Mas para um jogador que foi apontado para ser uma lenda, ele nunca chegou perto de um Bola de Ouro – e esses dois troféus em 2017 com o United provaram ser os dois últimos de sua carreira no clube.
Lesões interromperam suas três últimas temporadas no United, sem ajudar na falta de forma, e seu retorno como agente livre à Juventus 18 meses atrás deveria ser um novo começo.
Mas mais lesões, e então essa proibição quando ele finalmente estava apto, significam que ele só jogou 213 minutos pelo clube italiano.
Retorno Triunfante ou Fim da Linha?
“Era para ser uma reunião contando uma nova história, um filho pródigo retornando à Juventus. Nesse verão, todos pensaram que este seria o ano e ele faria algo especial“, disse Rzouki.
“Tanto o clube quanto o jogador queriam escrever a história do retorno triunfante do ícone. Em vez disso, ficaremos nos perguntando o que acontecerá com um jogador que nunca cumpriu seu verdadeiro potencial.”
Laurens acrescentou: “Ele chegou a ser um dos melhores jogadores do mundo, 2018 foi o ápice de sua carreira na Rússia com a França, mas não tão alta quanto deveria ter sido. Ele concordará com isso. “A única maneira que eu usaria a palavra desperdício para ele e seu talento é porque ele deveria ter tido uma carreira muito melhor do que teve.“
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)