Paris 2024: Bia Souza conquista primeiro ouro para o Brasil
A judoca brasileira derrotou a israelense Raz Hershko na final da categoria +78 kg
A judoca Bia Souza conquistou nesta sexta-feira, 2, a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris ao derrotar a israelense Raz Hershko na categoria +78 kg.
Após 44 segundos de luta, Bia encaixou um o-soto-guruma e derrubou a adversária de lado, conquistando um waza-ari contra a atleta israelense, que é vice-líder do ranking mundial de judô na categoria dos pesos-pesados.
Depois dessa pontuação, ela passou a se defender para manter o controle da luta. Embora tenha levado dois shidôs, punição aplicada por falta de combate, Bia conseguiu título olímpico.
Bia entrou na decisão com um bom retrospecto contra Raz Hershko: quatro vitórias em quatro confrontos. Com a conquista na final olímpica, a atleta brasileira chegou a cinco vitórias em cinco lutas contra a adversária israelense.
Com a conquista de Bia Souza, o Brasil soma sete medalhas na Olimpíada de Paris: uma de ouro, três de prata e três de bronze.
Quem é Bia Souza?
Nascida em Peruíbe, no litoral de São Paulo, Beatriz Souza tem 26 anos, 1,78m de altura e pesa cerca de 115kg.
Atleta do clube Pinheiros, ela tem duas medalhas de prata em Campeonatos Mundiais (Budapeste 2017, no torneio por equipes mistas, e Tashkent 2022, no torneio individual), e quatro medalhas de bronze (Tóquio 2019 e Budapeste 2021, no torneio por equipes mistas, e Budapeste 2021 e Doha 2023, no torneio individual).
Em Jogos Pan-Americanos, ela conquistou duas medalhas de bronze, em Lima 2019 e Santiago 2023, no torneio individual, e uma medalha de prata em Santiago 2023, no torneio por equipes mistas.
O judô brasileiro nas Olimpíadas
O ouro de Bia Souza é a terceira medalha do judô brasileiro em Paris. Além dela, William Lima e Larissa Pimenta conquistaram uma prata e um bronze, respectivamente.
Ao todo, o judô acumula 27 premiações em Jogos Olímpicos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)