Jogadores da NHL são oficialmente acusados de agressão sexual no Canadá
Jogadores da NHL são acusados de assédio sexual e pretendem se defender veementemente no tribunal. Fique por dentro dos detalhes e consequências desse caso que abalou o cenário do Hóquei.
A polícia do Canadá acusou quatro jogadores da Liga Nacional de Hóquei (NHL, na sigla em inglês) por um suposto caso de assédio sexual em grupo de 2018, segundo informação dos seus respectivos advogados.
Os jogadores da NHL são Mike McLeod e Cal Foote do New Jersey Devils, Carter Hart de Philadelphia Flyers e Dillon Dubé do Calgary Flames. Alex Formenton, ex-jogador da NHL, também foi acusado pelo mesmo incidente. Todos os cinco jogadores afirmaram que pretendem se declarar inocentes.
Os jogadores planejam se defender
Os cinco jogadores foram membros da equipe júnior de hóquei no gelo do Canadá quando o suposto ataque aconteceu. Os advogados de McLeod, 25, confirmaram que ele foi acusado em uma declaração à imprensa na terça-feira. “McLeod nega qualquer delito criminal”, disseram os advogados David Humphrey e Seth Weinstein. “Ele se declarará inocente e defenderá vigorosamente o caso“.
Reações dos outros jogadores
Em uma declaração postada no X, anteriormente Twitter, na terça-feira, os advogados de Hart, 25, também confirmaram que ele havia sido acusado. “Ele é inocente e fornecerá uma resposta completa a essa falsa alegação no fórum apropriado, um tribunal de justiça“, disseram os advogados Megan Savard e Riaz Sayani. Louis Strezos e Kaleigh Davidson, que representam Dubé, 25, disseram que seu cliente “se declarará inocente e mantém sua inocência”. Julianna Greespan, advogada de Foote, 25, disse que “Cal é inocente da acusação e se defenderá contra essa alegação para limpar seu nome“.
Formenton, 24, que joga para o clube de hóquei suíço Ambri-Piotta, se entregou à polícia no domingo. Seus advogados disseram em uma declaração que ele “vai defender vigorosamente sua inocência e pede que as pessoas não se precipitem em julgar sem ouvir todas as evidências”. Todos os jogadores teriam se afastado de suas equipes na semana passada.
Consequências do caso para o Hockey Canada
As acusações estão ligadas a um suposto abuso sexual que ocorreu em Londres, a cerca de 190 km a sudoeste de Toronto, em 2018, após um evento de arrecadação de fundos da Fundação Hockey Canada na cidade. Hockey Canada é a entidade que administra programas e equipes do país desde o nível iniciante até os campeonatos mundiais e os Jogos Olímpicos.
Uma mulher de 24 anos inicialmente entrou com uma ação contra a Hockey Canada, alegando que havia sido agredida por oito jogadores da equipe júnior do Canadá em um quarto de hotel naquela noite.
Em maio de 2022, a rede esportiva TSN revelou que a Hockey Canada havia chegado a um acordo com essa mulher. A revelação provocou protestos em todo o Canadá, resultando na perda de financiamento federal e de vários acordos de patrocínio de alto perfil para a organização.
O jornal Globe and Mail também revelou que a Hockey Canada havia criado um Fundo Nacional de Equity, feito com as taxas de inscrição pagas por jovens jogadores em todo o país, para resolver reivindicações passadas de assédio sexual.
A polícia em Londres posteriormente reabriu a investigação sobre o suposto assédio sexual. A Polícia de Londres disse que divulgará mais informações sobre as investigações em uma coletiva de imprensa no dia 5 de fevereiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)