Haaland, do Manchester City, lidera a corrida pelo prêmio The Best da FIFA
Com a cerimônia prestes a ocorrer nesta segunda-feira, Haaland superaria Mbappé e Messi na disputa e...
O norueguês Erling Haaland, atualmente atacante do clube inglês Manchester City, aparece como o principal concorrente ao prêmio The Best, organizado pela FIFA, que elege o melhor jogador de futebol da temporada. A cerimônia ocorrerá hoje, em Londres, sendo transmitida pelo site da FIFA e pela plataforma FIFA+.
A disputa acirrada envolve grandes nomes do futebol global, como Lionel Messi, já premiado sete vezes pela FIFA, e o francês Kylian Mbappé. Contudo, o desempenho impressionante de Haaland durante a temporada, especialmente na Premier League, coloca o atacante norueguês à frente na corrida pelo troféu.
Performance notável na Premier League
Erling Haaland, com apenas 23 anos, chamou a atenção da comunidade futebolística com a quebra do recorde de gols em uma única edição da Premier League. Com uma média superior a um gol por partida na temporada 2022/23, o atacante marcou 36 vezes em 35 jogos.
No entanto, a marca mais expressiva alcançada por Haaland foi atingir 50 gols no Campeonato Inglês após apenas 48 partidas, superando o antigo detentor do recorde, Andrew Cole, que necessitou de 65 jogos para atingir a mesma contagem de gols na década de 1990.
Concorrência pesada
Os oponentes de Haaland na corrida pelo The Best contam com carreiras significativas em suas respectivas ligas. Lionel Messi e Kylian Mbappé, ainda assim, não conseguiram desempenhos suficientemente expressivos para ofuscar o brilho do atacante norueguês.
O argentino Messi, apesar de ter alcançado a marca de cem gols pela Argentina e conduzido a equipe a liderança nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, não foi capaz de levar o Paris Saint-Germain a vitórias marcantes na Copa da França e na Liga dos Campeões. O mesmo vale para seu colega de equipe Mbappé, que mesmo tendo sido o artilheiro do Campeonato Francês, não conseguiu um desempenho correspondente nas competições mais expressivas da temporada.
Presença brasileira
Ederson, goleiro do Manchester City e da seleção brasileira, também marca presença no The Best, disputando o título de melhor goleiro da temporada com Thibaut Courtois, do Real Madrid, e Yassine Bounou, do Al Hilal. Além disso, Guilherme Madruga, volante do Botafogo-SP, concorre ao prêmio Puskás, de gol mais bonito da temporada.
Categoria feminina
Dentre as mulheres, as finalistas são as meio-campistas espanholas Aitana Bonmatí e Jennifer Hermoso, campeãs mundiais em 2023, e a atacante colombiana Linda Caicedo. Destas, Bonmatí se destaca como a favorita. A jogadora foi eleita a melhor do Mundial, além de ter levado a Bola de Ouro da France Football.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)