Copa do Brasil: por que não há VAR nas fases iniciais?
Questão ganhou força após polêmicas recentes, como a que marcou a vitória do Corinthians sobre o São Bernardo.
Com a chegada da 3° fase da Copa do Brasil “entrará em campo” também o árbitro de vídeo, popularmente conhecido como VAR, mas você sabe porque a tecnologia não foi utilizada pela CBF nas duas fases iniciais do torneio?
A questão ganhou força após polêmicas recentes, como a que marcou a vitória do Corinthians sobre o São Bernardo.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responsável pela organização da competição, que detém o maior prêmio de um torneio nacional, foi procurada pelo site esportivo ESPN para que esclarecesse questão.
Porém, até o final da noite da última sexta-feira, 15, não obteve resposta da instituição.
VAR na Copa do Brasil
Há várias conjecturas possíveis para a ausência da tecnologia nas fases iniciais.
Poderia haver problemas técnicos ou ainda a dificuldade de instalação do equipamento em estádios menores, espalhados pelo interior do país.
Outra possibilidade é o custo da implementação do VAR nas partidas, que poderia ser considerado elevado para as fases iniciais da competição.
À espera de uma resposta
Independentemente dos possíveis motivos, o fato é que torcedores e comentaristas ainda aguardam uma resposta oficial.
Enquanto isso, as dúvidas continuaram a pairar cada vez que uma nova polêmica de arbitragem surge nas fases iniciais da Copa do Brasil.
E, sem um posicionamento da CBF, o questionamento acerca da ausência do VAR nessas etapas do torneio tende a seguir em alta.
Com a crescente implementação do VAR em diversas competições ao redor do mundo, a ausência dessa tecnologia nas fases iniciais de um torneio tão importante quanto a Copa do Brasil chama a atenção e acaba gerando questionamentos.
Afinal, a integridade do esporte e a justiça das decisões são um dos principais pilares do futebol e a tecnologia surge como uma ferramenta essencial para garantir esses princípios.
Resta agora aguardar uma posição oficial da CBF a respeito dessa questão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)